Dados do Trabalho


TÍTULO

NEOPLASIA DE RETO COM APRESENTAÇAO METASTATICA EM COLUNA VERTEBRAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

As neoplasias de reto cursam frequentemente com metástase para fígado e pulmões e, no caso dos adenocarcinomas, raramente apresentam disseminação para coluna vertebral (< 1% dos casos). Podem ocorrer de duas formas: via circulação mesentérico-portal ou,mais comumente, pelo plexo de Batson.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 33 anos, com história de dor anal, alteração de hábito intestinal e perda ponderal, com colonoscopia evidenciando lesão ulcerada e vegetante a 5 cm da margem anal com histopatológico compatível com adenocarcinoma com células em anel de sinete. Ressonância magnética (RM) da pelve com espessamento parietal em reto baixo e infiltração de gordura mesorretal com linfonodomegalias em mesorreto e cadeia ilíaca interna esquerda. Após neoadjuvância com quimioterapia e radioterapia apresentou melhora dos sintomas digestivos mas evolui com implantes hepáticos e linfonodomegalias mesorretais na tomografia, além de queixa de parestesia e paraparesia de membros inferiores associado a dor lombar aguda de forte intensidade. Prosseguiu-se com internação hospitalar e RM de pelve e coluna lombar que demonstrou lesão com compressão medular acometendo T10, T11 e T12. Foi submetido a laminectomia descompressiva com melhora importante da dor e pequena redução de déficit motor e sensitivo. Histopatológico apresentou adenocarcinoma de aspecto mucinoso infiltrando, em dois pequenos focos, tecido fibroconjuntivo denso, em meio a lâminas ósseas, sendo reencaminhado à oncologia.

DISCUSSÃO

Embora rara, as metástases ósseas de tumor de cólon, geralmente são mais comuns em homens, entre 40-65 anos de idade, sendo o reto e o ceco os sítios primários mais comuns nesses casos. O quadro clínico é marcado pela dor com pouco alívio ao repouso, >6 semanas e constante no período noturno, podendo cursar com alterações motoras e de sensibilidade, como no caso relatado. O diagnóstico pode ser obtido por meio de diversos exames, porém a RM é considerada atualmente como padrão ouro. O tratamento pode ser medicamentoso, com quimio/radioterapia ou cirúrgico avaliando a sintomatologia, o prognóstico de sobrevida do paciente, segmento vertebral acometido e o grau de acometimento neurológico.
Apesar de menos usual, as metástases vertebrais podem ocorrer gerando impactos importantes na qualidade de vida de pacientes oncológicos. Essa possibilidade deve sempre ser aventada especialmente nos casos de dor intensa e aguda. O tratamento orientado deve ser individualizado a fim de preservar a função neurológica e, sobretudo, resgatar a qualidade de vida e autonomia do paciente.

PALAVRAS CHAVE

metástase vertebral; neoplasia de reto; laminectomia

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LUÍSA DE REZENDE CECILIO FARES, FRANCISCO LOPES PAULO, PAULO CÉSAR DE CASTRO JÚNIOR, PATRICK DARGAINS MEDRADO, DAVID CUNHA HAIUT, DEBORA ALVES DOMINGUES PEREIRA, FLAVIA APELBAUM, LIVIA CISNE KOENOW