Dados do Trabalho


TÍTULO

A INFLUENCIA DA SAUDE MENTAL NA EVOLUÇAO POS OPERATORIA DO CANCER COLORRETAL - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Muito se vê na prática a correlação entre a saúde mental e a recuperação cirúrgica do paciente oncológico, porém pouco se discute sobre o assunto no meio médico, principalmente no cirúrgico. Trazemos um caso de paciente idosa, submetida à colectomia esquerda de urgência em janeiro de 2021, evoluindo de forma negativa após quadro de depressão grave, apesar das investidas.

RELATO DE CASO

Relato de caso sobre paciente idosa, com diagnóstico de ansiedade e depressão prévia à sua internação, porém sem tratamento. A mesma evolui com quadro de suboclusão intestinal importante, e, por receio de ir ao hospital, optou por se manter em jejum em casa na expectativa de resolução espontânea do quadro. Após dez dias deste cenário, foi encontrada pelos familiares que, até então, desconheciam a situação, e foi levada à emergência médica, apresentando importante desidratação associado a distúrbios hidroeletrolíticos. Após estabilização clínica e investigação diagnóstica foi submetida à colectomia esquerda alargada de urgência com confecção de ostomia terminal por um tumor estenosante de sigmóide, associado à presença de sofrimento de alça de transverso distal devido a distensão. Apresenta alta tardia no pós-operatório imediato e retorna após 3 meses da primeira internação com piora importante da depressão por não aceitar a ostomia, apresentando desfecho negativo.

DISCUSSÃO

Acometimentos como depressão e ansiedade aumentam a morbidade de pacientes oncológicos, o que leva a maior tempo de hospitalização, recuperação mais lenta, maior taxa de complicações e de insatisfação dos pacientes, como relatado no caso acima. Nos pacientes portadores de ostomias estes acometimentos costumam ser mais frequentes, principalmente pelo estigma social que envolve esta condição. Em tempos de pandemia, o medo e o afastamento social que implicam nas duas condições citadas, acarretam atraso considerável na busca pelo atendimento médico, além de comprometer a evolução pós-operatória de pacientes com câncer colorretal. Com o caso trazemos a discussão sobre a saúde mental no paciente oncológico, mostrando que é imprescindível o planejamento perioperatório com este assunto, incluindo rede de apoio e contextualização biopsicossocial como apontam os estudos.

PALAVRAS CHAVE

Saúde Mental, Câncer Colorretal, morbidade

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

FLAVIA FLAVIA APELBAUM, LUISA DE REZENDE CECILIO FARES, DAVID CUNHA HAIUT, DÉBORA ALVES DOMINGUES PEREIRA, PATRICK DARGAINS MEDRADO, LIVIA CISNE KOENOW, PAULO CESAR DE CASTRO JUNIOR, FRANCISCO LOPES PAULO