Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPLANTE DE ADENOCARCINOMA EM FERIDA OPERATORIA - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O implante tumoral em ferida operatória é um evento incomum, pouco descrito na literatura. Devido a importância oncológica deste assunto, trazemos um relato de caso de uma paciente submetida à ressecção primária de adenocarcinoma de sigmóide, que retorna ao ambulatório com lesão em ferida operatória. Dentre as complicações cirúrgicas foi aventada a hipótese diagnóstica de tumor, prosseguindo com a investigação diagnóstica.

RELATO DE CASO

Relato de caso de uma paciente jovem com adenocarcinoma primário de sigmóide localmente avançado. Foi submetida à ampla ressecção em junho de 2019: retossigmoidectomia com enterectomia segmentar, além de colectomia direita com histerectomia subtotal. Evolui satisfatoriamente, recebendo alta após 9 dias de internação hospitalar. A mesma retorna em 2020 apresentando tumoração de parede abdominal em topografia de terço distal da ferida operatória, dolorosa ao toque e apresentando alguns orifícios de drenagem de secreção purulenta. Prosseguimos com investigação diagnóstica com a realização de tomografia computadorizada com contraste venoso e coleta de marcadores tumorais. Após resultados de exames, percebeu-se que, apesar da doença abdominal primária avançada, a tumoração de parede abdominal não invadia além do tecido celular subcutâneo, sendo considerado implante tumoral. Foi, então, submetida à ressecção higiênica da tumoração e reconstrução estética da parede abdominal no mesmo tempo cirúrgico.

DISCUSSÃO

Durante a investigação diagnóstica paciente apresentou marcadores tumorais elevados além de tomografia de abdome e pelve com imagem captante de contraste, o que sugeriu malignidade. O laudo histopatológico da nova lesão evidenciou o mesmo subtipo histológico do tumor primário: adenocarcinoma. Como apresentava características similares à lesão primária, foram excluídas as demais complicações cirúrgicas de ferida operatória descritas na literatura e prosseguiu tratamento para implante tumoral em ferida operatória. Com o caso relatado colocamos em discussão o implante tumoral como diagnóstico de lesões em ferida operatória e suas características, além do benefício de uma ressecção higiênica, mesmo nos casos avançados de tumor de cólon. Trazemos, a partir deste relato de caso, a questão da necessidade do cuidado com a ferida operatória, principalmente nos casos de cirurgia demorada e com múltiplas e extensas ressecções.

PALAVRAS CHAVE

Implante, Ferida operatória, Adenocarcinoma

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

FLAVIA APELBAUM, LUISA DE REZENDE CECILIO FARES, DÉBORA ALVES DOMINGUES PEREIRA, DAVID CUNHA HAIUT, PATRICK DARGAINS MEDRADO, LIVIA CISNE KOENOW, PAULO CESAR DE CASTRO JUNIOR, FRANCISCO LOPES PAULO