Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO PERFURATIVO APOS UTILIZAÇAO OZONIO RETAL EM PACIENTE COM COVID-19 : UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

COVID-19 é uma doença infecciosa viral, causada pelo coronavírus 2019 (SARS-CoV-2), que surgiu recentemente,reconhecida como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora os efeitos deletérios do coronavírus iniciem no sistema respiratório, pode haver disfunção em todos os sistêmas orgânicos.Atualmente não há medicamentos licenciados para tratar pacientes com COVID-19. A ozonioterapia é um método utilizado no tratamento de uma ampla gama de doenças, pois atua promovendo o reequilíbrio dos danos causados pelo estresse oxidativo, por isso alguns grupos começaram utiliza la como forma experimental no tratamento da COVID-19.

RELATO DE CASO

Paciente,masculino 59 anos, hipertenso e diabético,com dor abdominal há 5 dias,parada eliminação de fezes,com historia de internação devido COVID-19 e recebeu como terapia ozônio via retal 2 jatos uma vez ao dia,durante os 12 dias que esteve internado.Encaminhado para o serviço da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia após consulta com cirurgião geral.Ao exame físico na admissão apresentava desidratação(+++/4+),PA 96x65mmHg,Frequência cardíaca 122 bpm, frequência respiratória 15 irpmabdome doloroso,distendido,com sinais de peritonite.De imediato feito expansão volêmica e antibioticoterapia.Na análise laboratorial,apresentava hemoglobina 18.3; hematócrito 50;leucograma 36.000 ;plaquetas 239.000 ; INR 1.54 ; TTPa 31; creatinina 2.0;ureia 88;lactato 8.7; sódio 130;potássio 5.86.Tomografia de abdome demonstrou dilatação alças intestinais colônicas,notadamente no ceco,focos de pneumoperitônio.Submetido a laparotomia de urgência que identificou necrose de ceco com perfuração.Realizado colectomia direita com anastomose látero-lateral,manual e ileostomia de proteção.O estudo anatomopatológico da peça evidenciou: segmento de cólon direito com tiflite aguda gangrenosa,apêndice cecal com obliteração fibrosa,peritonite aguda purulenta do ceco com adiponecrose do meso,segmento do íleo terminal normal.No primeiro dia pós operatório paciente manteve se estável, recebeu terapia anticoagulante para profilaxia de eventos tromboembólicos,em uso de oxigênio, dor abdominal,ruído hidroaéreo ausente e ileostomia não funcionante. Íleostomia funcionante a partir do quarto dia. O paciente evoluiu estável recebendo alta hospitalar dez dias após procedimento cirúrgico.

DISCUSSÃO

Relatamos caso de paciente submetido ao tratamento cirúrgico de urgência por perfuração de cólon, após terapia com ozônio via retal. E que teve um desfecho favorável diante da complicação.A literatura é escassa sobre uso de ozonioterapia retal para pacientes com COVID-19, assim como complicações pelo seu uso. Esse caso demonstra a complicação pelo uso de um método como medida terapêutica contra COVID-19, sem estudos comprovando sua eficácia e segurança, que justifiquem seu uso de rotina no tratamento. Ressalta –se, então, a importância dos pacientes serem tratados no contexto de pesquisa clínica.

PALAVRAS CHAVE

COVID-19,Perfuração intestinal, Ozônio retal

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Hospital São Francisco Ribeirao Preto - São Paulo - Brasil

Autores

RAISSA ZAMPERLINE TOMIATTI, FABIO MARTINEZ