Dados do Trabalho


TÍTULO

SIMULADOR DE BAIXO CUSTO PARA TREINAMENTO DE COLONOSCOPIA DURANTE A GRADUAÇAO

OBJETIVO

Nosso objetivo foi desenvolver uma opção de baixo custo de simulador de colonoscopia com materiais de fácil acesso para treinamento de habilidades motoras de colonoscopia. Nossa motivação advém do fato de que os simuladores físicos e de realidade virtual possuem alto custo e há dificuldade de acesso a esses modelos em instituições públicas de ensino. Ademais, o uso de simuladores no ensino de colonoscopia é imprescindível, haja vista a grande curva de aprendizado e a necessidade de 100 colonoscopias supervisionadas, de acordo com a Sociedade Americana de Endoscopia, para garantir a qualidade do exame e diminuir a possibilidade de complicações. Atualmente, é eticamente questionável iniciar o treinamento em colonoscopia em pacientes reais. Nesse contexto, os simuladores de baixa fidelidade oferecem ambientes seguros para aquisição de habilidades motoras, sem submeter o paciente ao risco de complicações potencialmente fatais, como a perfuração do cólon.

MÉTODO

Para construir o simulador de baixo custo, utilizamos um manequim de meio corpo, um eletroduto de 2” com 0,5m, 8cm de cano de PVC de 1/2”, 8 abraçadeiras de nylon, 2 dobradiças, 1 trinco, 14 parafusos M3x10mm com porcas, 2 parafusos M8x80mm com porcas, 1 cap de esgoto de 2”, 1 tábua de eucalipto (60cm x 10cm x 3cm), adesivo termofixo, cola instantânea e tinta em spray vermelha. O eletroduto foi dobrado de forma a simular as curvaturas do cólon e inserido dentro do manequim na região do abdômen e pelve. A parte inicial do eletroduto foi colada com o adesivo termofixo em um furo circular de 5cm de diâmetro na parte inferior do manequim, sendo utilizado para simular o ânus e o reto. O cano de PVC foi utilizado para simular a junção ileocólica. O cap de esgoto foi utilizado para simular o ceco e fixado com cola instantânea após a junção ileocólica no fim do eletroduto. Já as abraçadeiras de nylon foram utilizadas para fixar o eletroduto no manequim, enquanto as dobradiças e trincos foram utilizadas para permitir a fácil abertura do abdômen. A tinta em spray vermelha foi utilizada para simular a coloração da mucosa do cólon na região interna do manequim e da camada adventícia na região externa. O manequim foi fixado na tábua de eucalipto em posição de decúbito lateral esquerdo com os parafusos M8.

RESULTADOS

Foi possível construir um simulador de baixo custo com os materiais supracitados, com valor total de R$ 77,67. Esse preço é muito inferior aos modelos comerciais, que podem custar até $ 3.795,00. O simulador que desenvolvemos foi testado por um coloproctologista com experiência em colonoscopia, mostrando-se útil na aquisição de habilidades motoras básicas.

CONCLUSÕES

O simulador de baixa fidelidade e baixo custo possui excelente custo-benefício para aquisição de habilidades motoras em colonoscopia quando comparado aos simuladores mais complexos. A grande redução do custo pode possibilitar a estruturação de um programa de treinamento para que acadêmicos e residentes adquiram habilidades básicas em colonoscopia.

PALAVRAS CHAVE

simulador; colonoscopia

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

LORRANE VIEIRA SIQUEIRA RISCADO, JOÃO HENRIQUE SENDRETE DE PINHO, GABRIEL SEIXAS DE SOUZA, DANIEL HELENO MARIANO, MARCOS PAULO MORAES SALES, CRISTIANE DE SOUZA BECHARA, LORENA NAGME DE OLIVEIRA PINTO, RAIMUNDO NONATO BECHARA