Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DO IMPACTO DAS DISFUNÇOES INTESTINAL E URINARIA NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES EM POS OPERATORIO TARDIO DE RESSECÇAO ANTERIOR DO RETO POR CANCER

OBJETIVO

O tratamento multimodal do câncer de reto, que inclui o procedimento cirúrgico, radioterapia e quimioterapia, a despeito do sucesso oncológico, pode acarretar disfunções gênito-urinárias e intestinais, capazes de impactar a qualidade de vida dos pacientes. O objetivo do presente estudo é avaliar a ocorrência de disfunção urinária e intestinal (síndrome da ressecção anterior do reto – LARS) em pacientes submetidos a ressecção anterior do reto por câncer e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes.

MÉTODO

Foram avaliados 169 pacientes submetidos a ressecção anterior do reto por câncer, com pelo menos um ano de pós-operatório após o tempo de fechamento da ostomia protetora, que responderam a questionários validados para avaliação da função intestinal (LARS score) e da função urinária (IPSS), assim como de qualidade de vida (EORTC QLQ-C30 e EORTC QLQ-CR29). Dados clínicos e sócio-demográficos também foram obtidos por questionário específico. Possíveis fatores relacionados à ocorrência das disfunções e que poderiam impactar na qualidade de vida também foram investigados.

RESULTADOS

Disfunção intestinal (LARS) foi observada em 63,9% dos pacientes, enquanto 16% desenvolveram disfunção urinária moderada ou grave pelo IPSS. A mediana do estado global de saúde dos pacientes foi de 83,33. Observou-se uma boa função física, emocional, cognitiva e social. Pacientes com disfunção intestinal foram em sua maioria submetidos à excisão total do mesorreto (ETM) e tinham anastomoses até 5 cm da margem anal, apresentavam disfunção urinária moderada ou grave, mais diarreia, maior frequência urinária e incontinência fecal. Não houve diferença estatisticamente significativa em relação ao estado global de saúde em pacientes com ou sem disfunção intestinal. Já os pacientes com disfunção urinária moderada ou grave apresentaram menor grau de instrução, disfunção intestinal associada, mais dor, insônia, constipação, incontinência urinária e impotência sexual (sexo masculino). A piora da função intestinal pelo LARS escore teve pouco impacto na piora do estado global de saúde, enquanto a piora da função urinária pelo IPSS, apresentou impacto negativo significativo no estado global de saúde.

CONCLUSÕES

As disfunções urinária e intestinal após ressecção anterior do reto por câncer não comprometeram a qualidade de vida da maioria dos pacientes, sendo que as disfunções urinárias causaram um impacto maior no estado global de saúde, do que as disfunções intestinais.

PALAVRAS CHAVE

Qualidade de vida. Neoplasias retais. Cirurgia colorretal. Período pós-operatório.

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

PAULO ROCHA FRANÇA NETO, ANTÔNIO LACERDA FILHO, FABIO LOPES QUEIROZ, HÉLIDA ALINE TOMACHESKI AMARAL, JÉSSICA GIRUNDI GUIMARÃES