Dados do Trabalho


TÍTULO

MA ROTACAO INTESTINAL ASSOCIADA AO CANCER COLORRETAL SINCRONICO EM ADULTO JOVEM: UMA ASSOCIAÇAO INCOMUM

INTRODUÇÃO

A má rotação intestinal é uma alteração congênita rara. Aproximadamente na 4ª semana de gestação à medida que o intestino retorna para a cavidade abdominal do feto, suas alças sofrem 3 rotações, totalizando um giro de 270 graus – possibilitando a fixação em sua posição anatômica. Quando as rotações ocorrem de forma incompleta, temos a má rotação intestinal – condição que determina a fixação das alças em topografia extra-anatômica. A associação entre a má rotação intestinal e a ocorrência de câncer colorretal sincrônico não foi previamente descrita na literatura. Apresentamos um caso clínico de um paciente adulto com alteração do hábito intestinal, submetido a investigação, a qual revelou neoplasias colorretais sincrônicas e má rotação intestinal. Abordaremos a condução clínica e cirúrgica no presente relato.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo masculino, 60 anos, constipado crônico, referiu mudança de hábito intestinal com piora da constipação há 3 meses, apresentando 1 evacuação por semana – fezes pastosas, sem sangramentos, ou afilamento das fezes.
Nega perda ponderal, ou alteração no padrão alimentar. Sem comorbidades prévias conhecidas. Submetido a investigação com colonoscopia, realizada em 31/03/21, evidenciando lesão em cólon descendente, vegetante, estenosante e intransponível ao colonoscópio – anatomopatológico constatou adenocarcinoma invasivo. No estadiamento clínico, a tomografia de abdome realizada em 10/05/21 evidenciou alças cólicas situadas nos quadrantes esquerdos do abdome e alças delgadas situadas à direita, com ângulo de Treitz à direita da veia mesentérica superior – achados relacionados à má rotação intestinal. Ademais, fora evidenciado espessamento parietal irregular e estenosante do segmento distal do cólon descendente, por uma extensão de 8,4 cm, compatível com lesão neoplásica primária. Além de formação expansiva vascularizada, de aspecto polipóide, no cólon ascendente, medindo cerca de 5,5 cm, suspeita para lesão neoplásica sincrônica. Sem evidências de doença a distância. Marcador tumoral CEA de 40 ng/mL. No retorno ambulatorial fora indicada colectomia total. Enquanto aguardava a data da cirurgia, o paciente evoluiu com quadro de abdome agudo obstrutivo. Em 16/05/21, fora submetido a laparotomia exploradora de urgência com colectomia total e ileostomia terminal. Atualmente, paciente segue em ótima evolução clínica após 2 meses da cirurgia, com terapia sistêmica já programada.

DISCUSSÃO

A má rotação intestinal é uma patologia rara que ocorre em aproximadamente 1% da população. A maioria dos pacientes são assintomáticos, sendo o diagnóstico um achado adicional em exames de rotina ou como uma descoberta no intraoperatório de uma cirurgia de urgência. Estudos japoneses demonstram uma correlação entre a má rotação intestinal e a presença de neoplasia intestinal, contudo não há um mecanismo etiológico bem definido. Estudos futuros devem ser conduzidos objetivando uma melhor delineação dessa intrigante associação.

PALAVRAS CHAVE

Má rotação intestinal; câncer colorretal; obstrução intestinal.

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

IAN TORRES, RAFAELA DE SOUZA NOVO, GABRIEL ANDRADE AGARENO, LUCAS SOARES GERBASI, RAFAEL VAZ PANDINI, MARÍLIA MARCELINO, VICTOR EDMOND SEID, SERGIO EDUARDO ALONSO ARAUJO