Dados do Trabalho


TÍTULO

RESULTADOS INICIAIS DA IMPLANTAÇAO DE UM PROGRAMA DE PRE-HABILITAÇAO EM CIRURGIA COLORRETAL – IMPACTO NO TEMPO DE INTERNAÇAO NA OCORRENCIA DE COMPLICAÇOES.

OBJETIVO

Diversos estudos têm demonstrado que a adoção de determinadas medidas pré-operatórias dentro de um contexto de um programa de pré-habilitação, como otimização da medicação em uso, interrupção do tabagismo, controle nutricional e melhora das condições físicas e psicológicas têm tido grande impacto na melhoria dos resultados dos programas de recuperação acelerada.
O objetivo foi avaliar o impacto da implantação de um protocolo de pré-habilitação cirúrgica no tempo de internação pós-operatória, ocorrência de complicações, retorno ao serviço de urgência e na reinternação pós-operatória.

MÉTODO

trata-se de uma coorte prospectiva de pacientes com diagnóstico de câncer colorretal submetidos a tratamento cirúrgico comparada com grupo histórico do hospital que não receberam a pré-habilitação (dados do grupo controle da nossa instituição já foram publicados na revista BMC surgery nesse ano pelo Fabio lopez et al). Foram coletados os dados sócio-demográficos dos pacientes, bem como os dados relacionados a doença de base, tipo de cirurgia realizada, aderência ao tratamento multimodal, tempo total de internação, ocorrência de complicações, retorno ao serviço de urgência, taxa de internação e óbito. Também forma analisados os resultados obtidos de acordo com o tempo de pré-habilitação realizado bem como em relação a aderência aos itens da pré-habilitação.

RESULTADOS

No período do estudo até agora foram incluídos 12 pacientes, com idade média no momento da cirurgia de 67,2. O tipo de tumor mais comum foi de colón ascendente com 46,1 % (n=5). Os procedimentos realizados foram: Ressecção anterior de sigmoide 33,3 % (n=4), colectomia direita 41,6 % (n=5), Ressecção anterior baixa 16,6% (n=2) e ressecção abdominoperineal 8,3 % (n=1). A taxa de pré-habilitação foi: fisioterapia 100% (n=12), psicologia 8,3% (n=1), nutrição/nutrologia 66,6 % (n=8). A Médiana de dias de internação foi 5 dias (grupo histórico foi 5). Número de consultas no PA nos primeiros 30 dias do PO foi 8,3% (n=1), e a causa foi ileostomia com débito alto. A taxa de reiteração foi 0%. Dois pacientes tiveram complicações leves no pós-operatório, as quais foram desidratação e hipocalemia. Taxa de reinternação em 30 dias foi 0%. E a taxa de CCI (comprehensive complication index) foi de 1,4%.

CONCLUSÕES

Os resultados iniciais promissores tornam-se um incentivo para o estudo prospectivo sobre pré-habilitação em cirurgia colorretal que está em andamento.

PALAVRAS CHAVE

pré-habilitação, cirurgia colorretal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Felicio Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

DANIEL MAURICIO LONDOÑO, MARCO ANTONIO MIRANDA, ANTONIO LACERDA-FILHO, PAULO ROCHA, RODRIGO DE ALMEIDA, FABIO LOPES, HELIDA ALINE TOMACHESKI, FREDERICO AUGUSTO MOREIRA