Dados do Trabalho
TÍTILO
RESSECÇAO INTERINSFICTERIANA COM ACESSO ROBOTICO TRANSANAL: UMA NOVA ABORDAGEM
INTRODUÇÃO
A cirurgia robótica chegou para otimizar os resultados cirúrgicos. O sistema robótico da Vinci aumenta a estabilidade dos instrumentos bem como uma visão tridimensional quando comparado com o sistema laparoscópico. Além de todas essas vantagens o controle completo do cirurgião permite uma dissecção mais delicada e precisa.
Para tumores de reto muito baixo devemos realizar uma ressecção interesfincteriana com anastomose coloanal. A ressecção interesfinciteriana pelo períneo é difícil uma vez que o anus tem uma abertura pequena o que dificulta o cirurgião e seus auxiliares terem uma boa visão dessa dissecção bem como muitas vezes entrar no plano errado e comprometimento oncológico.
RELATO DE CASO
trata-se de um paciente do sexo masculino com neopalsia de reto baixo por radio e quimioterapia sendo submetido a ressecção interesfincteriana com acesso abdominal e perianal com a plataforma robótica e anastomose coloanal
DISCUSSÃO
Com o uso da plataforma da Vinci esse problema pode ser minimizado tanto pela abordagem abdominal como pela abordagem perineal. Fazendo a acoplagem na região perineal podemos fazer a ressecção perineal interesfincteriana com uma melhor visão e melhor articulação das pinças com melhor ângulo de visão com a retirada de uma espécie cirúrgica oncologicamente superior. O objetivo desse vídeo é demostrar esse acesso perineal da dissecção interesfincteriana com anastomose coloanal.
PALAVRAS CHAVE
robotica, cancer de reto, inreesfincteriana
Área
CÂNCER COLORRETAL
Instituições
Instituto Ramon Mendes de Coloproctologia - Bahia - Brasil
Autores
CARLOS RAMON SILVEIRA MENDES, RICARDO AGUIAR SAPUCAIA, MEYLINE ANDRADE LIMA, JOANA CAROLINA SARAIVA DE PAULA PESSOA, FERNANDA FRANCA MENDOCA DE MATOS