Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO: RELATO DE FITOBEZOAR CAUSADO POR DAMASCO

INTRODUÇÃO

O abdome agudo obstrutivo ocorre quando há obstrução da luz intestinal ou distúrbio de motilidade a dificultar o transporte do bolo alimentar. Dentre as causas dessa afecção, as mais comuns são aderências abdominais (70%), hérnias (15%), doença de Crohn (5%) e neoplasias (5%). Das causas raras, 2 a 3% são fitobezoares, etiologia com diagnóstico feito no ato cirúrgico na maioria das vezes. No fitobezoar, alimentos parcialmente ou não digeridos podem avançar no trato gastrointestinal e causar obstrução, especialmente no íleo terminal.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 71 anos, hipertenso, ex-tabagista, dislipidêmico, com histórico de angina instável e infarto agudo do miocárdio, admitido com dor e distensão abdominal difusa, de início súbito, forte intensidade, associada a náuseas, vômitos e parada da eliminação de flatos e fezes há 1 dia. Exame físico revelou regular estado geral, hipertensão, abdome globoso, tenso e doloroso à palpação, sem ruídos hidroaéreos e descompressão brusca positiva. Tomografia computadorizada (TC) e Raio X (RX) indicativos de abdome agudo obstrutivo a nível da transição jejunoileal. Paciente submetido a laparotomia exploradora de urgência com retirada do corpo estranho, identificado como damasco de comprimento 6 cm.

DISCUSSÃO

Alimentos ricos em celulose, tanino e lignina, como o damasco, favorecem a formação dos fitobezoares, assim como distúrbios da motilidade gástrica, gastrectomia, gastroenterotomia, alimentação rica em fibras e mastigação insuficiente. À custa da má mastigação, o damasco foi deglutido inteiro, ultrapassou o piloro, reidratou-se e aumentou de volume no intestino delgado, levando ao abdome agudo obstrutivo com sintomatologia de dor, distensão abdominal, vômitos, náuseas e constipação. Tais sintomas são clássicos de obstrução; enquanto dor abdominal intensa e persistente pode indicar perfuração ou isquemia intestinal, com alta gravidade e morbimortalidade. Porém, é válido ressaltar a existência de quadros assintomáticos do fitobezoar. Devido à ausência de sinais clínicos e radiológicos específicos, a identificação do fitobezoar é difícil. Todavia, exames de imagem auxiliam, já que o RX pode apresentar níveis de ar sugestivos de obstrução intestinal. Na TC os fitobezoares mostram-se massas arredondadas com bolhas de ar e aparência mosqueada, contudo, não é incomum assemelharem-se às fezes. Assim, em muitos casos, como o relatado, o diagnóstico da etiologia da obstrução intestinal é feito intra-operatório. Apesar de etiologia rara, ressalta-se a importância de levantar a hipótese de fitobezoar em pacientes com abdome agudo obstrutivo sem achados específicos de outras etiologias, afinal, a mortalidade da obstrução de intestino delgado não complicada é de 3%, mas aumenta para 30% quando evoluem com necrose ou perfuração, sendo importante o diagnóstico precoce e tratamento adequado via laparotomia exploradora, método tradicionalmente utilizado, consolidado e resolutivo na maioria dos casos.

PALAVRAS CHAVE

FITOBEZOAR; ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO; DAMASCO

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Universidade Federal Do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

JÚLIA CARMO VILELA, ANA CAROLINA CUNHA LEAL, MARCELLA GONÇALVES LAIA, JULIA MARTINS RORIZ, GABRIELA CORREA SOUZA, AMANDA KAROLYNE BATISTA FERREIRA, HENRIQUE AMORIM SANTOS, ROBERTO MATA LENZA