Dados do Trabalho


TÍTULO

ABORDAGEM CIRURGICA DE METASTASE PARA LINFONODO PARA-AORTICO NO CANCER COLORRETAL

INTRODUÇÃO

Metástases do câncer de cólon para linfonodos extrarregionais são raramente observadas. Os dados da literatura disponíveis são insuficientes para escolha da estratégia de tratamento ideal. Relatamos o caso de uma paciente jovem com câncer de cólon, com metástase hepática e em linfonodo interaortocaval submetida a tratamento cirúrgico.

RELATO DE CASO

A.P.F.M., feminina, 47 anos, foi submetida a retossigmoidectomia e linfadenectomia retroperitoneal devido a adenocarcinoma mucinoso de retossigmoide em junho de 2017. Estadiamento patológico pT3N1bM0 (comprometimento de dois dos quarenta linfonodos ressecados). Imuno-histoquímica com baixa probabilidade de instabilidade de microssatélite. Proposta terapia adjuvante com esquema FOLFOX, finalizando 6 ciclos em setembro de 2017. Identificado à tomografia de abdome em junho/2018, nódulo hepático em segmento VIII adjacente a veia cava inferior, procedida segmentectomia. Submetida a mais 12 ciclos de quimioterapia, concluída em março/2019. RNM de fevereiro/2021 e PET-CT de março/2021 identificaram imagem nodular em situação interaortocaval de características neoplásicas, medindo cerca de 1,8 cm no seu maior eixo. Em maio/2021 foi realizada linfadenectomia para-aortocaval. A correlação dos achados histológicos e imuno-histoquímicos permitiu o diagnóstico de adenocarcinoma metastático primário colônico. Mantemos acompanhamento ambulatorial em conjunto com a oncologia clínica.

DISCUSSÃO

Globalmente, o câncer colorretal é responsável pela quarta maior taxa de mortalidade, com uma estimativa de 608.000 mortes por ano. Embora os pacientes com câncer colorretal desenvolvam mais comumente metástases hepáticas, a doença extra-hepática representa uma carga significativa de recidiva. As evidências que apoiam o uso de metastasectomia extra-hepática e extrapulmonar no câncer colorretal são escassas e permanecem controversas, sem diretrizes claras. Uma revisão sistemática recente de 18 estudos retrospectivos, relatou os resultados de pacientes com CCR com metástases em linfonodos para-aórticos sincrônicos e metacrônicos que foram submetidos à linfadenectomia. Incluíram trezentos e setenta pacientes na análise, dos quais 60% tinham metástases metacrônicas em linfonodos para-aórticos. Destes, a sobrevida global média foi de 34 a 40 meses para os pacientes submetidos a linfadenectomia em comparação com 3 a 14 meses para aqueles que não receberam ressecção cirúrgica. Ainda que mais estudos sejam necessários para definir a melhor forma de abordagem das metástases para linfonodos extrarregionais no câncer de cólon, a linfadenectomia pode ser realizada com morbidade mínima e confere vantagem de sobrevivência.

PALAVRAS CHAVE

CANCÊR DE CÓLON, METASTASE EXTRARREGIONAL, METASTASECTOMIA, LINFADENECTOMIA PARA-AÓRTICA

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

HOSPITAL SÃO RAFAEL - Bahia - Brasil

Autores

JACQUELINNY LOPES MACÊDO, ISABELA DIAS MARQUES CRUZ, LINA MARIA GÓES CODES, ALINE LANDIM MANO, BRUNA SANTOS FREITAS, THAMY CRISTINE SANTANA MARQUES, ELIAS LUCIANO QUINTO SOUZA, EULER MEDEIROS AZARO FILHO