Dados do Trabalho


TÍTILO

SEMINOMA METASTATICO EM PACIENTE COM HISTORIA DE CANCER COLORRETAL - APLICAÇAO DA TECNICA DE LINFADENECTOMIA RETROPERITONEAL PARA DEFINIÇAO DIAGNOSTICA

INTRODUÇÃO

Regressão espontânea do tumor primário foi relatada em várias neoplasias e não tem etiologia definida. Ocorre em menos de 5% dos tumores de células germinativas (TCG) do testículo, com regressão parcial ou total, e é conhecido como tumor burned out. Mais frequente na forma metastática, com regressão completa e do tipo histológico seminoma. Tanaka et al. demostraram associação entre ocorrência de TCG do testículo e câncer colorretal. Evidenciaram que a DDX1, proteína com expressão elevada em TCG do testículo, tem papel importante no processo de carcinogênese colorretal. O presente vídeo tem como objetivo, mostrar a técnica de linfadenectomia retroperitoneal por videolaparoscopia em caso de seminoma metastático em paciente com história de câncer colorretal e burned out do tumor testicular.

RELATO DE CASO

Paciente de 55 anos de idade submetido a tratamento cirúrgico para neoplasia de cólon sigmoide em fevereiro de 2020. Estadiamento T3N0M0, não realizado adjuvância por escolha do paciente. Ressonância magnética de abdome e tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET-TC), realizadas para controle um ano após, com achado de linfonomegalia retroperitoneal, suspeita de disseminação secundária. Colonoscopia sem sinais de recidiva local. Indicado tratamento cirúrgico, sendo realizado linfadenectomia retroperitoneal por videolaparoscopia em março de 2021. Ao inventário da cavidade, ausência de ascite, implantes metastáticos no fígado ou implantes peritoneais. Identificada linfonodomegalia para-aórtica esquerda, na altura da veia renal esquerda. Identificação e preservação do ureter e vasos gonadais esquerdos. Realizado dissecção anterior à aorta e nova clipagem e transecção da artéria mesentérica inferior, adjacente à sua emergência na aorta. Realizado ressecção do linfonodo suspeito e enviado para anatomia patológica. Exame histopatológico da peça mostrou padrão não compatível com adenocarcinoma colorretal. Perfil imuno-histoquímico mostrou tratar-se de seminoma metastático. Em investigação posterior, realizado ultrassom de testículo que evidenciou tumor burned out em testículo esquerdo. Submetido a orquiectomia à esquerda em maio de 2021, com confirmação de tumor burned out de células germinativas do tipo seminoma. Encaminhado para oncologia com proposta de quimioterapia adjuvante.

DISCUSSÃO

Um artigo dinamarquês de 2017 relata caso muito semelhante ao descrito acima. Paciente assintomático, com história de tratamento prévio de câncer colorretal, que realizou PET-TC de acompanhamento com achado de linfonodos aumentados em retroperitôneo e pescoço. O exame anatomopatológico do linfonodo cervical revelou tratar-se de metástase de seminoma testicular e, posteriormente, identificou-se tumor burned out em testículo direito. É descrito na literatura que a metástase pode ser o único sintoma em até 5% dos casos de seminoma.

PALAVRAS CHAVE

Câncer colorretal. Tumor de células germinativas. Seminoma. Burned out. Regressão espontânea.

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

HÉLIDA ALINE TOMACHESKI AMARAL, FÁBIO LOPES QUEIROZ, PAULO ROCHA FRANÇA NETO, RAFAEL FERNANDES RODRIGUES, PEDRO HENRIQUE TEODORO SILVA, DANIEL MAURÍCIO LONDONO ESTRADA, MARCOS FIGUEIREDO COSTA, FREDERICO AUGUSTO MOREIRA COSTA