Dados do Trabalho


TÍTULO

CIRURGIA DE DUHAMEL-HADDAD PARA TRATAMENTO DE CIRURGICO DE MEGACOLON CONGENITO

INTRODUÇÃO

A doença de Hirchsprung (DH) é um distúrbio intestinal causado pelo defeito de migração cranio-caudal dos neuroblastos da crista neural, que são precursoras das células ganglionares entéricas. O tratamento da DH consiste fundamentalmente na cirurgia, tendo como princípios ultrapassar o segmento aganglionico, que serve de obstáculo funcional. Diversas técnicas cirúrgicas foram propostas, com ou sem ressecção do reto, na tentativa de trazer melhores resultados funcionais. cirurgias em 2 e 3 tempos cirúrgicos na tempos atuais são a exceção.  No entanto, é essencial conhecermos técnicas cirúrgicas antigas, pois em algumas situações delicadas,  podemos necessitar resgatá-las, como no caso em questão.

RELATO DE CASO

Paciente W.B.M.H, masculino, 16 anos, natural e procedente de Neópolis-SE. Sua história de constipação crônica e encoprese iniciou aos 05 anos de idade, quando foi diagnosticado com megacólon. Genitora relata que desde a infância o paciente apresentava menos de 02 dejeções por semana, fezes ressecadas e dor ao evacuar, além de sujidade frequente nas vestes. Iniciou acompanhamento com gastropediatra, e durante anos fez uso de laxativos sendo o principal o muvinlax, associado a irrigações em reto de forma mais frequente com o passar dos anos. A intratabilidade clínica foi arrastada durante anos, com grande impacto pessoal e social na vida da criança. Paciente em maio de 2018 apresentou quadro de distensão abdominal, parada de de eliminação de flatos e fezes, inapetência, e torpor, caracterizando uma urgência obstrutiva. O inventário cirúrgico da primeira cirurgia foi "megacólon difuso" com lise de aderências. Paciente não evoluiu satisfatoriamente. Mantinha grande distensão abdominal secundário a ileoparalítico, também não responsivo a anti colinérgicos. Optado por uma segunda intervenção em 19/05/2018,  uma transversostomia em alça em FID. Conseguiu melhora clínica e recebeu alta hospitalar. Após um ano do estoma, paciente interna para tratamento cirúrgico definitivo. Cirurgia proposta era uma retossigmoidectomia segmentar com abaixamento a Duhamell Haddad modificada a Lins Neto. Durante o ato operatório, foi identificado um megareto com paredes super espessadas, que  impossibilitou a realização da anastomose baixa grampeada com segurança. O resultado funcional após 2 anos de cirurgia é de evacuação diária, sem dor e sem sangramento, com continência fecal preservada.

DISCUSSÃO

O conhecimento da cirurgia de DH e de suas modificações é muito relevante ao cirurgião colorretal pois tem um excelente resultado funcional nos casos de constipação refratária, além de poupar o paciente de dissecções extensas na escavação pélvica (que é ainda mais difícil nos pacientes jovens que geralmente tem a pelve estreita) reduzindo complicações relacionadas a função sexual do paciente. Além de ser uma boa alternativa nos casos em que o reto do paciente tem uma camada muscular muito grande (megarreto) o que dificulta o grampeamento retal com segurança.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Hirchisprung ; Cirurgia de Duhamel-Haddad

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil

Autores

LUIZ JUNIOR FEITOSA MENEZES, AMANDA BARRETO SOUZA DANTAS, RODRIGO ROCHA SANTIAGO, ALBERTO OLIEIRA DA COSTA MOTA