Dados do Trabalho


TÍTULO

Estudo descritivo das internações por dor abdominal de pacientes com 80 anos ou mais

OBJETIVO

Análise dos diagnósticos colorretais mais frequentes e morbimortalidade na população com 80 anos ou mais internada via Pronto Socorro de Cirurgia Geral

MÉTODO

Análise retrospectiva dos 503 pacientes octogenários hospitalizados devido a queixas abdominais na emergência em uma única instituição entre abril de 2017 e julho de 2019. Um total de 107 pacientes com doenças colorretais foram admitidos e categorizados segundo sintomas na entrada, diagnóstico, tratamento, tempo de hospitalização e complicações conforme a classificação de Clavien-Dindo.

RESULTADOS

Considerando diagnósticos sindrômicos de entrada, mais da metade (54,2%) dos pacientes foram admitidos por abdome agudo obstrutivo; dentre esses, 50% tiveram neoplasia como causa, com tumores obstrutivos representando 27,1% dos casos. A segunda síndrome mais frequente foi inflamatória, com principal etiologia a diverticulite aguda(38,4%), seguida de apendicite aguda(30,76%). Hemorragia digestiva baixa (14,9%), abdome agudo perfurativo(4,67%) e vascular (1,86%), e abscesso perianal (2,8%) também se apresentaram. A mortalidade pós-operatória global observada foi de 29,90%, sendo maior nos indivíduos admitidos por abdome agudo vascular (100%), seguida de perfurativo (80%).

CONCLUSÕES

As neoplasias representam grande parte dos diagnósticos cirúrgicos de urgência dos octogenários e devem ser consideradas como diagnóstico principal no atendimento inicial dessa população em Pronto Socorro, após exclusão por exame clínico das etiologias com maior mortalidade como isquemias e perfurações intestinais.

PALAVRAS CHAVE

80 anos ou mais; cirurgia colorretal; pronto socorro; cirurgia de urgência

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Iamspe - São Paulo - Brasil

Autores

NATACHA HELENA URYU, JULIA DUARTE SOLAI, JOSE FRANCISCO MATOS FARAH, LUIS ROBERTO NADAL