Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVULGAÇAO PREVIA DE TECNICAS DE COMUNICAÇAO PARA MELHORAR A QUALIDADE DO PREPARO INTESTINAL EM EXAMES DE COLONOSCOPIA: REVISAO SISTEMATICA

OBJETIVO

Objetivo: Determinar, em pacientes de meia idade (faixa etária dos 45 aos 64 anos), se a divulgação prévia de informações a respeito da colonoscopia, por meio de aplicativos, mensagens de texto e pela internet, contribuem para um bom preparo intestinal e, consequentemente, para melhor qualidade do exame.

MÉTODO

Métodos: Foram realizadas pesquisas na base de dados National Library Of Medicine (MedLine), utilizando os descritores “Colonoscopy”, “Bowel Preparation” e “Education”, e suas variações encontradas no MeSH. Foram incluídos os filtros Randomized Controlled Trial, Humans, English, 5 years e Middle Aged (45-64 years) e excluídos artigos que não eram diretamente relacionados ao tema ou não preenchiam os critérios de inclusão. A escala PRISMA foi utilizada no intuito de melhorar o relato desta revisão.

RESULTADOS

Resultados: Dos dezoito estudos encontrados, seis foram selecionados, pois preencheram os critérios de seleção. Os ensaios envolveram 2214 pacientes, com média de idade de 50,4 anos e 51,8% do grupo estudado era do sexo masculino. A qualidade do preparo intestinal da maioria dos estudos foi avaliada pela Escala de Boston. Pacientes do sexo masculino e com idade mais avançada foram os que apresentaram maior constrangimento. Quatro estudos se mostraram favoráveis ao desenvolvimento de aplicativos e utilização de mensagens com pacientes antes da colonoscopia, pois evidenciaram melhoria na qualidade do preparo intestinal e maior eficácia na detecção de adenomas. Além disso, contribuíram para a redução do constrangimento, do desconforto e dos efeitos adversos da colonoscopia, resultando em maior adesão ao procedimento e satisfação dos pacientes. Já outros dois ensaios analisados não indicaram essas ferramentas de comunicação, visto que não observaram diferenças significativas nos impactos dessas intervenções adicionais na qualidade do preparo colônico.

CONCLUSÕES

Conclusão: O desenvolvimento de novas técnicas que objetivam aumentar a qualidade do preparo intestinal, como o uso de aplicativos, divulgação de informações e contato com os pacientes por mensagens de texto antes da colonoscopia, ainda é controversa, pois, na literatura, não existem evidências científicas que garantam totalmente sua eficácia, seus benefícios ou prejuízos, sendo necessária maior investigação acerca do tema.

PALAVRAS CHAVE

Colonoscopia, Preparo de cólon, Educação

Área

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) - SUPREMA - Minas Gerais - Brasil

Autores

DANIELA GIRARDI PEREIRA LINHARES RODRIGUES, ISABELA SOUZA MANSUR MATUCK, MATHEUS PEREIRA MACHADO, TACIO RAFAEL SANTOS BATISTA, JOAO VICENTE LINHARES RODRIGUES