Dados do Trabalho


TÍTULO

ESPIROQUETOSE COM DOENÇA ATIVA EM RETO

INTRODUÇÃO

Introdução: A espiroquetose intestinal é uma doença rara, podendo, no entanto, acometer a mucosa intestinal e mimetizar um quadro clínico de doença inflamatório intestinal. Causada por microrganismos da família Spirochetaceae, sua manifestação clínica está associada a quadros de imunossupressão, sendo seu tratamento realizado com uso de antibióticos.

RELATO DE CASO

Relato do caso: Paciente com 49 anos, sexo masculino, homossexual, com teste para HIV negativo, apresentando quadro de sangramento retal, tenesmo e episódios de diarréia. Refere tratamento a cerca de 4 anos para sífilis. Referiu ciatalgia a cerca de 6 meses, tendo feito uso de corticoide por via intramuscular e oral e pregabalina até 1 mês antes do aparecimento do quadro intestinal e com duração do tratamento de 5 meses. O exame de colonoscopia revelou reto e sigmoide distal exibindo enantema difuso de moderado a intenso. Em reto distal se observa múltiplas erosões com fibrina. Demais segmentos examinados sem alteração, com suspeita diagnóstica de proctossigmoidite erosiva secundário a Doença inflamatória intestinal. O exame anatomopatológico revelou o diagnóstico de espiroquetose intestinal. Foi instituído antibioticoterapia com melhora do quadro, estando o paciente em acompanhamento clínico no momento.

DISCUSSÃO

Discussão: Trata-se de um caso de paciente que fez uso de corticoide, evoluindo com quadro de proctossigmoidite e revelado, através de exame anatomopatológico, se tratar de espiroquetose intestinal. A espiroquetose intestinal, apesar de rara, é uma doença que pode acometer pacientes imunossuprimidos, mimetizando um quadro de doença inflamatória intestinal. O seu diagnóstico é confirmado através de exame histopatológico e seu tratamento se baseia no uso de antibióticos, sendo uma possível causa de infecção colônica em pacientes em uso de corticóides.

PALAVRAS CHAVE

proctossigmoidite; Espiroquetose intestinal; colonoscopia; imunossupressão

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Aliança - Bahia - Brasil

Autores

GLICIA ESTEVAM DE ABREU, FABIO DE PAULA, DANIEL ABNSUR ATHANAZIO