Dados do Trabalho


TÍTULO

A utilização do painel multigênico de sequenciamento de nova geração no diagnóstico de síndrome polipóide hereditária rara associada ao gene POLE – Relato de caso.

INTRODUÇÃO

O sequenciamento de nova geração (NGS) é uma tecnologia que realiza o sequenciamento maciço em paralelo de milhões de fragmentos de DNA simultaneamente, que permite a análise de vários genes de múltiplos indivíduos em um único teste. Esse método vem rapidamente substituindo o sequenciamento de Sanger na prática clínica, pela sua crescente disponibilidade a custos competitivos. O painel multigênico NGS é atualmente, o método de escolha no diagnóstico de síndromes hereditárias onde mais de um gene pode explicar o fenótipo de um indivíduo ou família.

RELATO DE CASO

Esse relato descreve o caso de um paciente de 23 anos com diagnóstico prévio de neuroblastoma multiforme que se apresenta ao coloproctologista com diarreia sanguinolenta. Foi solicitada uma colonoscopia para investigação dos sintomas, que evidenciou múltiplos pólipos e uma lesão neoplásica maligna em cólon sigmóide. O quadro levantou forte suspeita de síndrome de Turcot, variante fenotípica da polipose adenomatosa familiar, associada a variantes patogênica no gene APC (Adenomatous Polyposis Coli), polipose cólica e tumores de sistema nervoso central. Pela fácil disponibilidade do sequenciamento de nova geração no contexto, foi optado pela solicitação do sequenciamento de um painel de genes associados ao câncer colorretal hereditário e síndromes polipóides, para o diagnóstico molecular da síndrome. O exame evidenciou uma variante patogênica no gene POLE (DNA polymerase épsilon) em heterozigose. O paciente foi submetido a uma proctocolectomia total com ileostomia terminal e o exame anatomopatológico da peça cirúrgica evidenciou, além de polipose cólica difusa, um adenocarcinoma em cólon sigmoide (pT3 pN2a – Estadio IIIB).

DISCUSSÃO

A polipose associada a variantes patogênicas no domínio de exonuclease de POLE, denominada polipose associada a revisão da polimerase (polymerase proofreading–associated polyposis - PPAP) é uma síndrome rara, associada a polipose cólica e risco aumentado para câncer colorretal. Tumores extra-colônicos já foram reportados na síndrome, principalmente de endométrio, cérebro e ovário, dentre outros. Os tumores desenvolvidos na PPAP exibem uma taxa de mutação extremamente elevada, conhecido como fenótipo tumoral ultramutado. Essa característica molecular confere a esse tumores um bom prognóstico e excelente resposta aos inibidores de check-point imune, provavelmente devido a resposta imune desencadeada pela presença de grande quantidade de neopeptídeos formados por causa da hipermutação. Indivíduos portadores de variantes patogênicas em POLE merecem rastreamento intensivo do câncer colorretal com colonoscopias a cada 1-2 anos, com início aos 20-25 anos, semelhante a pacientes com síndrome de Lynch. O diagnóstico molecular de um probando nos permite realizar o teste em cascata dos familiares sob risco, trazendo grande benefício com o rastreamento, prevenção, diagnóstico e tratamento precoce dos indivíduos portadores, resultando em benefício de sobrevida.

PALAVRAS CHAVE

POLE, polipose, oncogenética, câncer colorretal hereditário, NGS, sequenciamento genético

Área

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS

Instituições

Oncobio - Minas Gerais - Brasil

Autores

ISABELA PESSOA ELIAS, ANTONIO HILÁRIO ALVES FREITAS