Dados do Trabalho


TÍTULO

NECROSE DE CECO DECORRENTE DE ISQUEMIA MESENTERICA AGUDA: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A isquemia mesentérica aguda (IMA) é uma condição rara e com alta mortalidade. Pode ocorrer devido a fenômenos oclusivos e não oclusivos. Entre as causas da IMA obstrutiva está a embolia arterial. A necrose de ceco pode se desenvolver devido a esse quadro, sendo também um evento raro (SISE, 2014). Pacientes jovens com quadros tromboembólicos em locais atípicos devem ser investigados para trombofilia (COHOON, HEIT, 2014).

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 35 anos, encaminhado devido a quadro de dor em cólica em flanco inferior direito, de forte intensidade, contínua, que melhora com o uso de analgésicos e que irradia para hipogástrio. Além disso, referia náuseas, vômitos e episódio de diarreia. Ultrassonografia demonstrou discreto líquido periapendicular. Após abertura foi evidenciado necrose em parede de ceco, apêndice sem sinais de apendicite, sendo realizado apendicectomia, ressecção de ceco, cecostomia e ileostomia terminal. Paciente evoluiu bem e após 6 dias recebeu alta hospitalar. No 9º dia pós-operatório paciente iniciou com quadro de dor abdominal em região mesogástrica, que evoluiu para dor difusa, intensa e com ostomia funcionante. Tomografia computadorizada evidenciou oclusão embólica de ramo da artéria mesentérica superior com isquemia intestinal de segmento da alça ileal média. Constatou-se também oclusão tromboembólica da artéria ilíaca externa direita e isquemia renal. Realizou-se trombólise local da artéria mesentérica superior (alteplase 5ml), com necessidade de laparotomia exploratória e enterectomia segmentar. Procedimento ocorreu sem intercorrências e paciente evoluiu de forma satisfatória. Foi iniciada anticoagulação com acompanhamento do INR. A hipótese diagnóstica de trombofilia foi aventada.

DISCUSSÃO

A necrose cecal isolada é uma condição rara decorrente de IMA, que pode ser dividida em dois grupos: IMA oclusiva e IMA não oclusiva. No paciente em questão o quadro desenvolveu-se devido à uma embolia arterial da artéria mesentérica superior. Nessas condições a mortalidade permanece acima de 50% (EYVAZ et al., 2018). A dor visceral da isquemia é intensa e constante, não aumenta com a palpação e não está associada à rigidez da parede abdominal ou sinais peritoneais no exame físico durante suas fases iniciais. Além do mais, o diagnóstico da necrose cecal pode ser confundido com apendicite aguda, como ocorreu nesse caso. O exame indicado para o diagnóstico precoce de IMA e diferenciação de outras causas de abdome agudo é a tomografia computadorizada com contraste. A conduta requer a consideração da duração e gravidade da isquemia intestinal, da natureza da lesão oclusiva e da disponibilidade imediata da radiologia intervencionista. Em pacientes com suspeita de infarto intestinal, como o paciente abordado, a laparotomia exploradora é obrigatória (SISE, 2014). Em pacientes jovens, com formação de tromboêmbolos em locais atípicos, deve ser suspeitado o diagnóstico de trombofilia, que é investigado neste caso (COHOON, HEIT, 2014).

PALAVRAS CHAVE

Ceco. Isquemia Mesentérica. Trombofilia.

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANA CAROLINA CUNHA LEAL, JÚLIA CARMO VILELA, GABRIELLY ALVES TRIGO , GUILHERME RODRIGUES OLIVEIRA, AMANDA KAROLYNE BATISTA FERREIRA, IGHOR PEREIRA INOCENCIO OLIVEIRA, HENRIQUE AMORIM SANTOS