Dados do Trabalho


TÍTULO

O CERTOLIZUMABE PEGOL E EFETIVO NA DOENÇA DE CROHN PERIANAL?

OBJETIVO

O Certolizumabe (CTZ) pegol é um anti-TNF indicado na indução da remissão e na manutenção da doença de Crohn (DC) luminal. A sua efetividade DC perianal (DCP) ainda é pouco conhecida. O objetivo desse trabalho foi descrever a experiência com o CTZ pegol e cirurgias programadas na DCP.

MÉTODO

Estudo retrospectivo observacional realizado no ambulatório de DII de um hospital terciário de dezembro de 2017 a dezembro de 2020 em pacientes com diagnóstico clínico, endoscópico e radiológico de DC com manifestação perianal. Os pacientes foram submetidos a tratamento com CTZ pegol e cirurgias programadas com acompanhamento mínimo de três meses após o início da terapia. As variáveis estudadas foram sexo, idade, classificação de Montreal, antecedente cirúrgico, remissão da doença.

RESULTADOS

Dos 10 pacientes estudados, 90% eram homens. A média de idade foi de 40,3 anos. O tempo de doença variou de 2 a 20 anos, sendo a média de 9,8 anos. O tempo de doença dos pacientes quando iniciado o tratamento medicamentoso com CTZ pegol variou de 6 meses a 15 anos, sendo a média de 6,9 anos. Nessa amostra 60% apresentaram doença colônica e 70% padrão inflamatório. As fístulas perianais foram observadas em 90% dos casos. As fístulas perianais foram frequentes em pacientes com doença colônica, assim como é descrito na literatura. Na DCP a combinação de agentes biológicos e intervenção cirúrgica programada é o tratamento de escolha. Todos os pacientes do estudo fizeram o uso de CTZ pegol em monoterapia. Apenas 20% dos pacientes não haviam realizado tratamento medicamentoso prévio, ou seja, utilizaram apenas o CTZ pegol para tratamento da DC. Em 90% dos pacientes o CTZ pegol foi o primeiro agente biológico. O número de procedimentos cirúrgicos perianais realizados em um mesmo paciente variou de 1 a 9, sendo a média de 3 procedimentos. As terapias anti-TNF aprovadas para o tratamento da DC incluem IFX, ADA, e CTZ pegol. A escolha do agente anti-TNF depende da efetividade, disponibilidade, custo e acessibilidade e preferências do paciente. Estudos multicêntricos demostraram que o CTZ pegol apresenta eficácia na indução e na manutenção da remissão da DC. Foi de 80% remissão clínica, sendo a remissão da doença perianal definida como ausência de atividade de doença e ausência de sedenho.

CONCLUSÕES

O CTZ pegol tem eficácia comprovada na DC luminal, mas sua eficácia clínica na DC perianal ainda é incerta. O uso do CTZ pegol associado a abordagem cirúrgica programada no tratamento da DCP atingiu uma taxa de remissão perianal de 80% na presente amostra.


PALAVRAS CHAVE

Certolizumabe pegol, doença de Crohn perianal

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

HOSPITAL HELIÓPOLIS - São Paulo - Brasil

Autores

RAISSA JOSE DE FRANÇA CARVALHO, PRISCILA DA PAZ NEVES, MARIANA PINTO RIBEIRO, IDBLAN CARVALHO DE ALBUQUERQUE