Dados do Trabalho


TÍTULO

DOENÇA DE CROHN PERIANAL NA ADOLESCENCIA

OBJETIVO

O tratamento medicamentoso associado a cirurgia programada é o tratamento de escolha na doença de Crohn perianal (DCP) em adultos. Lesões perianais são uma complicação comum em crianças e adolescentes com DC. Estes têm um curso diferente da doença dos adultos, podendo responder de forma diferente aos tratamentos. O início da DC na infância e adolescência se relaciona com um curso de doença mais grave, intervenções cirúrgicas mais precoces e fenótipos de maior gravidade. Existem poucos estudos abordando o tratamento da DCP em adolescentes. Este trabalho tem como objetivo descrever a abordagem terapêutica da DCP em adolescentes em um hospital terciário

MÉTODO

Estudo retrospectivo realizado no ambulatório de DII de um hospital terciário através da revisão de prontuários médicos de pacientes com diagnóstico clínico, endoscópico e radiológico de DC com manifestação perianal, com idade do diagnóstico entre 12 e 19 anos, submetidos a tratamento clínico e cirúrgico. Para caracterização da amostra, foram avaliados sexo, idade, tempo de doença, classificação de Paris, antecedentes cirúrgicos e a terapia medicamentosa prévia.

RESULTADOS

Dos 13 pacientes estudados, 76,9% eram homens. A média de idade na primeira consulta e tempo de doença foi de 15,5 anos e 25,8 meses, respectivamente. Nessa amostra 46,1% apresentaram doença ileocolônica e 61,5% padrão inflamatório. As fístulas perianais foram observadas em 61,5% dos casos. Todos os pacientes foram submetidos a tratamento medicamentoso com biológicos e intervenção cirúrgica programada. O número de procedimentos cirúrgicos perianais realizados em um mesmo paciente variou de 1 a 7, sendo a média de 1,6 procedimentos. O paciente com o maior tempo de doença quando iniciado o tratamento medicamentoso e cirúrgico perianal apresentou necessidade de maior número de abordagens cirúrgicas perianais programadas, o que está de acordo com a literatura, que aponta o maior tempo de doença quando iniciado o tratamento como fator de risco para recidivas e gravidade. Foi de 76,9% a remissão perianal. Essa foi definida como ausência de atividade de doença e ausência de sedenho.

CONCLUSÕES

A terapia com biológicos e cirurgia perianal programada para o tratamento da DCP em adolescentes mostrou-se eficaz na remissão da doença perianal. Os pacientes com menor tempo de doença apresentaram remissão com menor quantidade de procedimentos cirúrgicos programados.

PALAVRAS CHAVE

doença de Crohn perianal

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

HOSPITAL HELIÓPOLIS - São Paulo - Brasil

Autores

RAISSA JOSE DE FRANÇA CARVALHO, RAYSSA PRÁ BUSS, PRISCILA DA PAZ NEVES, IDBLAN CARVALHO DE ALBUQUERQUE