Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULITE DE COLON DIREITO: SERIE DE CASOS DE UMA DOENÇA NEGLIGENCIADA NO OCIDENTE

OBJETIVO

A diverticulite do cólon direito é uma patologia incomum em populações ocidentais, mas de incidência crescente nas últimas décadas. Sabe-se que esta doença tem curso mais brando e menos complicações que a diverticulite do cólon sigmóide, e portanto requer tratamento distinto. A maioria dos trabalhos provém de países orientais e há uma carência de estudos em nosso meio que orientem o diagnóstico e manejo desta afecção. O objetivo deste estudo é avaliar retrospectivamente os pacientes tratados por diverticulite de cólon direito pela nossa equipe.

MÉTODO

Foi realizada análise retrospectiva de prontuários de pacientes diagnosticados com diverticulite de cólon direito e tratados pela nossa equipe desde 2009 até o ano de 2020. Foram avaliados dados demográficos, resultados de exames diagnósticos e referentes ao tratamento clínico ou cirúrgico destes doentes.

RESULTADOS

Um total de 12 pacientes foi incluído neste estudo, sendo 8 do sexo masculino, com média de idade de 49,6 anos e 9 de origem oriental (75%). O tempo de seguimento médio foi de 54 meses (intervalo: 6 a 144). Os sintomas mais frequentes foram dor abdominal (n=12) e febre (n=8). Erros diagnósticos em exame de imagem ocorreram em um terço dos pacientes (n=4), sendo que em 11 (92%) foram submetidos à tomografia computadorizada. Metade dos pacientes (n=6) foi tratado apenas clinicamente com sucesso. Destes, 2 apresentaram novas crises de diverticulite, sendo que 1 necessitou de nova internação para tratamento com jejum e antibiótico. Outros 6 pacientes precisaram de cirurgia e foram tratados através da colectomia direita, tanto por via videolaparoscópica (n=2) quanto aberta (n=4). As indicações cirúrgicas foram abscesso pélvico (n=1), suspeita de apendicite aguda (n=3), suspeita de ileíte por doença inflamatória com suboclusão (n=1) e crises recorrentes de diverticulite (n=1). Um paciente evoluiu com fístula anastomótica e precisou de reoperação com estoma; revertido durante o seguimento. Exame anatomopatológico confirmou diverticulite aguda de cólon direito em todos os pacientes operados. Não houve achado incidental de neoplasia e não houve nenhum óbito no período de estudo.

CONCLUSÕES

O tratamento clínico da diverticulite aguda de cólon direito com jejum e antibioticoterapia endovenosa é eficaz para as formas não complicadas da doença, mas recorrências podem ocorrer. Pacientes com abscesso pélvico e crises recorrentes que impactam a qualidade de vida têm alta taxa de resolução dos sintomas através da colectomia direita. Erros diagnósticos em exames de imagem são frequentes e o cirurgião deve estar familiarizado com o diagnóstico diferencial de diverticulite de cólon direito, que é mais frequente, mas não exclusivo, de populações orientais. Mais estudos são necessários em nosso meio para estabelecer um algoritmo de tratamento.

PALAVRAS CHAVE

diverticulite aguda; divertículo de cólon direito; urgência; cirurgia

Área

DOENÇA DIVERTICULAR DOS CÓLONS

Instituições

Disciplina de Coloproctologia, Departamento de Gastroenterologia, Hospital das Clínicas, Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

LUCAS FARACO SOBRADO, TARSILA GOMES CALDAS, LEONARDO ALFONSO BUSTAMANTE LOPEZ, CARLOS WALTER SOBRADO, SERGIO CARLOS NAHAS