Dados do Trabalho


TÍTILO

AVANÇO DE RETALHO (FLAP) APOS LIFT

INTRODUÇÃO

As fístulas anais complexas são raras, mas recidivam com frequência. O tratamento cirúrgico é o único eficaz para cura, com objetivo de melhora dos sintomas sem comprometer a continência.
A escolha da técnica ideal deve prezar por baixos índices de recorrência, menor risco de incontinência e melhora da qualidade de vida. Dentre as alternativas para tratamento de fistula anorretal podemos citar: fistulotomia, fistulectomia, avanço de retalho, LIFT (ligadura interesfincteriana do trajeto fistuloso), cola de fibrina, VAAFT (tratamento cirúrgico vídeo-assistido), uso de plugue de colágeno.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 42 anos, com relato de saída de secreção anorretal associado a dor local. Histórico de fistula anorretal interesfincteriana preévia, há 02 anos, sendo submetida a ligadura interesfincteriana do trajeto fistuloso. Na ressonância de pelve, o percentual de musculatura envolvida pelo trajeto fistuloso foi cerca de 50%.

Referiu melhora dos sintomas por 15 meses, porém, evoluiu com recidiva dos sintomas. Como opção de resgaste, submetemos a novo tratamento cirúrgico, com tecnica de avanço de retalho mucoso de espessura total. Paciente mantem sem recorrencia clinica ou incontinência no seguimento de 08 meses.

DISCUSSÃO

No presente vídeo, demonstramos a técnica do avanço de retalho. Iniciamos identificação do trajeto fistuloso com estilete, confecção de um retalho mucoso espesso, retangular, largo e sem tensão. Após, realizado sutura ao anoderma com pontos simples e separados de fio poliglicólico 3.0, distalmente ao orifício interno.

As fístulas anais complexas podem demandar mais de uma intervenção cirúrgica e precisamos estar habituados a diversas técnicas. No caso atual, o avanço de retalho mucoso mostrou‐se uma técnica eficiente, sem lesão esfincteriana e com bom prognostico em relação a recidiva da fistula anorretal.

PALAVRAS CHAVE

Fistula anorretal, avanço de retalho mucoso, doença orificial benigna, tratamento de fístula anorretal

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

Hospital Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

ANA SARAH PORTILHO, VICTOR EDMOND SEID, MARLENY NOVAES FIGUEIREDO, MARCELLI TAINAH MARCANTE, LUCAS SOARES GERBASI, RAFAEL VAZ PANDINI, MARILIA MARCELINO, SERGIO EDUARDO ALONSO ARAUJO