Dados do Trabalho


TÍTILO

DESCRIÇAO DE TECNICA DE RESSECÇAO CONSERVADORA NO TRATAMENTO DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA DO RETO

INTRODUÇÃO

O tratamento cirúrgico da endometriose profunda pode ser realizado com técnicas conservadoras como a ressecção em disco e o shaving. A ressecção em disco é realizada usando um grampeador linear ou circular. Quando a lesão infiltra até a submucosa e mucosa, pode-se realizar a abertura do lúmen intestinal, sutura da lesão e posterior excisão em disco com grampeador. O presente caso tem como objetivo, demonstrar a experiência do nosso serviço com essa abordagem conservadora no tratamento da endometriose profunda do reto.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 34 anos de idade, com diagnóstico de endometriose desde 2019. Sem sucesso com tratamento clínico medicamentoso. Ressonância de pelve com evidência de acometimento da parede anterior do reto alto (12cm da margem anal), com espessamento das camadas serosa e muscular, com 3 cm de extensão, ocupando 15% da circunferência do órgão. Optado por abordagem cirúrgica multidisciplinar, com as equipes da ginecologia e coloproctologia. No intra-operatório, identificado lesão profunda em reto alto. Realizada ressecção da lesão, com abertura da parede do reto, seguida de sutura e nova ressecção em disco com grampeador circular n° 33 transanal. O teste com azul de metileno não mostrou vazamentos ou estenoses no grampeamento. Ato cirúrgico sem intercorrências. Paciente apresentou boa evolução em pós operatório, tendo alta hospitalar no segundo dia de pós operatório.

DISCUSSÃO

A endometriose profunda é a apresentação mais grave da doença, e na sua forma intestinal o local mais acometido é o retossigmoide. Nesses casos as pacientes podem apresentar sintomas como dor, distensão abdominal, constipação, diarreia, urgência evacuatória ou tenesmo. As modalidades de tratamento variam desde tratamento clínico, com o uso de terapia hormonais, até abordagem cirúrgica. Classicamente, as pacientes candidatas à cirurgia são aquelas sintomáticas e refratárias ao tratamento clínico. Dentre as abordagens cirúrgicas, as técnicas conservadoras são a ressecção em disco e o shaving. O shaving é usado para tratamento de nódulos superficiais, sem abrir a luz intestinal, enquanto a ressecção em disco é indicada para lesões de espessura total, sendo necessário ressecção e sutura da parede intestinal com uso de grampeadores. Por se tratar de lesão com acometimento das camadas profundas do reto, foi optado por ressecção da lesão com abertura da luz intestinal, seguida de sutura da lesão e posterior grampeamento em disco. A excisão da lesão com posterior grampeamento permitiu a ressecção total da área acometida e maior segurança no fechamento da parede intestinal. A ressecção em disco está associada a menor taxa de complicações e sintomas no pós operatórios quando comparada com a ressecção segmentar radical.

PALAVRAS CHAVE

Endometriose profunda, ressecção conservadora

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

Hospital Felicio Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

PEDRO HENRIQUE TEODORO DA SILVA, FABIO LOPES DE QUEIROZ, PAULO ROCHA FRANÇA NETO, HELIDA ALINE TOMACHESKI AMARAL , CRISTIANE KOIZIMI MARTOS FERNANDES, MARCO ANTONIO MIRANDA DOS SANTOS, MARCOS FIGUEIREDO COSTA, DANIEL MAURICIO LONDONO ESTRADA