Dados do Trabalho


TÍTULO

ASSOCIAÇAO ENTRE INCONTINENCIA FECAL E SINTOMAS DO TRATO URINARIO INFERIOR E SEU IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM CANCER DE PROSTATA

OBJETIVO

Os sintomas do trato urinário inferior (STUI) e a incontinência fecal (IF) podem, individualmente, impactar na qualidade de vida (QV) de pacientes com câncer de próstata (CP). Objetivo: Avaliar a associação entre IF e STUI em pacientes com CP antes do tratamento e após abordagem terapêutica com cirurgia e radioterapia (RT) e seu impacto na QV.

MÉTODO

Métodos: Estudo transversal utilizando o Cleveland Clinic Florida Scoring System (CCFSS), a Qualidade de Vida da Incontinência Fecal (FIQL) e a International Consultation on Incontinence Questionnaire Overactive Bladder (ICIQ-OAB).

RESULTADOS

Resultados: Foram incluídos 84 pacientes com CP, dos quais 40 não haviam iniciado o tratamento, 31 foram submetidos à prostatectomia radical (PR) e 13 à RT. Os submetidos ao RT obtiveram maior pontuação no ICIQ-OAB (p = 0,01). Ao comparar toda a amostra, pacientes com / sem IF, observou-se que os incontinentes apresentaram maior frequência de incontinência urinária (IU) (p <0,001). Além disso, ao comparar os pacientes de seu grupo de tratamento com / sem IF em relação à presença de IU e escores de FIQL, foi identificado que os pacientes submetidos a PR apresentaram associação entre IU e IF (p <0,001) e maior impacto da IF no FIQL (p <0,001).

CONCLUSÕES

Conclusão: Pacientes submetidos à RT apresentam STUI mais intensos. Além disso, pacientes com IF apresentam associação maior com IU, sendo essa associação mais pronunciada naqueles com IF submetidos à PR.

PALAVRAS CHAVE

Incontinência fecal, incontinência urinária, câncer de próstata, radioterapia, prostatectomia radical

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

CICAN - Bahia - Brasil

Autores

NATALIA BURGOS FREIRE AZEVEDO, GLICIA ESTEVAM DE ABREU