Dados do Trabalho


TÍTULO

OBSTRUÇAO INTESTINAL POR ENDOMETRIOSE RETAL EM PACIENTE COM DOENÇA DE CROHN GRAVE: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Endometriose é uma doença crônica, definida pela presença de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina. Normalmente envolve os ovários, trompas, ligamentos e fundo de saco. Em 5-12% das pacientes, algum segmento intestinal pode ser afetado. A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal (DII) crônica, que pode estar presente em até 3,5% das pacientes com endometriose. Quando associadas, DC e endometriose podem resultar em dor abdominal crônica e massas obstrutivas simulando neoplasias. O objetivo do estudo é relatar um caso de uma paciente com DC complicada por endometriose profunda (EP) e abdome agudo obstrutivo.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 33 anos, com história prévia de dor e distensão abdominal importantes, associado a constipação intestinal há alguns meses. Apresentava histórico de colite a esclarecer, em seguimento em outro serviço, além de fístula perianal de difícil resolução e lesões ulcerosas orais, em uso de mesalazina, sem melhora. Na admissão, trazia colonoscopia que mostrava úlceras profundas, lineares, sugestivas de DC, além de lesões orais aftoides e exame proctológico com plicomas edemaciados, úlceras e fístula anal complexa. A biópsia excluiu infecções sendo indicada a terapia biológica. Antes do início do tratamento, enquanto aguardava os exames de triagem infecciosa, a paciente evoluiu com quadro de abdome agudo obstrutivo, não responsivo ao tratamento clínico, sendo submetida a laparotomia exploradora, cujo achado foi de obstrução completa do reto médio, por endometriose infiltrativa, além de endometrioma e áreas de colite extensa no cólon esquerdo. Foi realizado uma retossigmoidectomia com colostomia terminal associada a salpingooforectomia esquerda. O anátomo-patológico mostrou endometriose profunda com acometimento extenso do reto e sigmoide além de úlceras profundas e colite grave típicos de DC grave. A paciente encontra-se em recuperação pós-operatória e em programação de início de terapia biológica.

DISCUSSÃO

Apesar de infrequente, a associação entre EP e DC deve ser afastada, especialmente em mulheres jovens, com dor pélvica crônica, dismenorréia e dispareunia. As manifestações da DC em atividade e EP com envolvimento de alças intestinais podem ser indistinguíveis, nesses casos, a avaliação radiológica oferece informações úteis, particularmente na presença de grandes massas inflamatórias. Nos casos complicados por obstrução intestinal, a cirurgia é a melhor opção terapêutica e não deve ser postergada, sob risco de agravamento do quadro clínico.

PALAVRAS CHAVE

Endometriose; doença de Crohn; cirurgia

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

TAUANY TORRES, MARLEY RIBEIRO FEITOSA, LEONARDO ISA BOTURA, OMAR FERES FILHO, VANESSA FORESTO MACHADO, JOSE JOAQUIM RIBEIRO DA ROCHA, OMAR FERES, ROGERIO SERAFIM PARRA