Dados do Trabalho


TÍTILO

FECHAMENTO DE HARTMANN VL POS FISTULA ANASTOMOTICA DE ABAIXAMENTO ESQUERDO POR DOENCA DIVERTICULAR

INTRODUÇÃO

A cirurgia de Hartmann consiste num procedimento que consiste em maior segurança em procedimentos de urgências ou em cirurgia de pacientes com maior risco cirúrgica em colon, por risco de fistula anastomótica.
O fechamento de colostomia é desejável, mas desafiador. Somente 55-60% dos pacientes realizam a cirurgia de reversão, tendo alta taxa de morbimortalidade (50% e 7%)
O procedimento de Hartmann por vídeo foi primeiramente descrito em 1993, mas ainda é um procedimento de exceção por maior dificuldade técnica. Ele consiste num procedimento minimamente invasivo e tecnicamente muito desafiador, em que menos de 20% dos procedimentos de reversão usar esta técnica.
Pacientes com cirurgias abdominais pregressas, comorbidades cardíacas e pulmonares, geralmente fazem o procedimento aberto, pois a formação do pneumoperitônio pode gerar problemas hemodinâmicos.
Quando há situações duvidosas, pode-se realizar uma laparoscopia para avaliar a viabilidade cirúrgica. Em situações com múltiplas aderências intestinais ou em que o reto não é visualizado ou é lesado, deve ser feita a conversão cirúrgica.
O fechamento Laparoscópico proporciona melhores resultados cirúrgicos, como menor morbidade, alta hospitalar mais precoce, menos íleo, menor perda sanguínea, menos infecção de pele e outros.

RELATO DE CASO

No caso apresentado em vídeo, paciente EPM, 69 anos, portadora de DPOC, ICC, cardiopatia reumática, prótese mitral mecânica, SAF, sem alergias, apresenta histórico de doença diverticular de repetição, com dor abdominal refratária ao tratamento clínico. Foi optado por tratamento cirúrgico com abaixamento VL Esquerdo no dia 29/11/2020.
A paciente evoluiu com alta hospitalar no 2º DPO. No 5º DPO, apresentou dor abdominal difusa e foi diagnosticada com fístula anastomótica. Foi realizada nova abordagem no dia 04/12/2020, em que foi realizada cirurgia de Hartmann VL. Evoluiu com alta hospitalar no 4º DPO. Em 20/05/2021, 5 meses após o procedimento de urgência, foi realizado o fechamento de colostomia VL, em que a paciente recebendo alta hospitalar no 3º DPO, com boa evolução clínica desde então.

DISCUSSÃO

O caso retrata uma paciente que foi submetida 3 cirurgias videolaparoscopicas em sequência, sendo a segunda, uma cirurgia de urgência por fístula anastomótica. A paciente presentou alta hospitalar precoce e boa evolução pós fechamento de colostomia, apesar da idade, comorbidades cardíacas e complicações pós op no segundo procedimento.
Dessa forma, observamos que o procedimento de fechamento de Hartmann por vídeo, em casos selecionados, é um processo exequível, seguro e que oferece um benefício maior para o paciente. Apesar de difícil execução técnica, é uma opção terapêutica que deve ser mais encorajada.

PALAVRAS CHAVE

HARTMANN, VIDEOLAPAROSCOPIA, VL, DOENCA DIVERTICULAR

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

FREDERICO AUGUSTO MOREIRA COSTA, FREDERICO AUGUSTO MOREIRA COSTA, HÉLIDA ALINE TOMACHESKI AMARAL, HÉLIDA ALINE TOMACHESKI AMARAL, PEDRO HENRIQUE TEODORO DA SILVA, PEDRO HENRIQUE TEODORO DA SILVA, MARCOS FIGUEIREDO COSTA, MARCOS FIGUEIREDO COSTA, CRISTIANE KOIZIMI MARTOS FERNANDES , CRISTIANE KOIZIMI MARTOS FERNANDES , MARCO ANTONIO MIRANDA DOS SANTOS , MARCO ANTONIO MIRANDA DOS SANTOS , FABIO LOPES DE QUEIROZ, FABIO LOPES DE QUEIROZ, DANIEL MAURICIO LONDONO ESTRADA, DANIEL MAURICIO LONDONO ESTRADA