Dados do Trabalho


TÍTULO

RETALHO MIOMUCOSO NO TRATAMENTO DAS FISTULAS ANORRETAIS COMPLEXAS: TECNICA E RESULTADOS

OBJETIVO

Relato de série de 12 casos de pacientes com fístulas anorretais complexas tratados com retalho miomucoso com acompanhamento em longo prazo no HCFMUSP.

MÉTODO

Estudo retrospectivo descritivo baseado na revisão de prontuários e bases de dados físicos e digitais do ambulatório de doenças anorretais do HCFMUSP.
Critérios de inclusão: todos os pacientes com diagnóstico de fístula anal complexa operados com a técnica, de outubro de 2015 a dezembro de 2020, no Serviço de Cirurgia do Cólon e Reto do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP.
Critério de exclusão: pacientes com seguimento menor que 6 meses.

RESULTADOS

Foram operados 12 pacientes, sendo um com doença de Crohn, o restante de provável origem criptoglandular. Quatro mulheres e oito homens. Oito recidivadas e quatro virgens de tratamento anterior. Dois pacientes foram operados em nosso serviço em tempo único e 10 em mais de um procedimento, chegando até a oito operações. Em oito pacientes, o retalho inicial foi o tratamento definitivo e, em quatro, foi necessário ou outro tratamento definitivo, sendo em dois novo retalho, em um uma fistulotomia e em outro, uma simples curetagem. Todos os pacientes estão sem sinal de fístula. Não houve piora significativa da continência em nenhum caso. Seguimento entre sete e 42 meses.

CONCLUSÕES

Apesar de tecnicamente complexo, o retalho miomucoso endoanal é um procedimento seguro e com boas taxas de sucesso, quando realizado por equipes experientes.

PALAVRAS CHAVE

retalho, fístula complexa, longo prazo

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

JOSÉ AMÉRICO BACCHI HORA, CARLOS WALTER SOBRADO JR, LUCAS FARACO SOBRADO, SÉRGIO CARLOS NAHAS