Dados do Trabalho


TÍTILO

O AVANÇO DAS RESSECÇOES MULTIVISCERAIS POR VIDEOLAPAROSCOPIA

INTRODUÇÃO

Mesmo com o avanço da videolaparoscopia, que se tornou o padrão ouro para o tratamento do câncer colorretal, ainda as ressecções multivisverais são tecnicamente desafiadoras. Apesar de centros especializados de alto volume realizarem rotineiramente cirurgias oncológicas complexas por videolaparoscopia, não é a conduta padrão indicara a abordagem minimamente invasiva para esses casos.
Nosso objetivo é relatar um vídeo de uma ressecção multivisceral com retosigmoidectomia, cistectomia parcial e reconstrução de via urinária por videolaparoscopia.

RELATO DE CASO

Paciente previamente hígido, deu entrada no serviço com queixa de fecalúria e disúria há 6 meses, e perda ponderal associada.
Trouxe consigo colonoscopia e tomografia de abdome que evidenciavam tumor em cólon sigmoide.
Foram solicitados exames de estadiamento, cujas tomografia e ressonância magnética evidenciaram tumor em região de cólon sigmoide com fístula vesical e invasão de alça de delgado. Sem metástases.
Foi então submetido a exenteração pélvica e linfadenectomia laparoscópica (retossigmoidectomia + cistectomia parcial+ ureterectomia esquerda parcial+ uretero-uretero anastomose + rafia de bexiga), com passagem de cateter duplo J já retirado.
O anatomopatológico constatou Adenocarcinoma de retossigmoide com invasão de parede vesical, margens de ressecção proximal, distal e radial livres, e metástase para 1 linfonodo de 21 examinados, evidenciando um estadiamento pT4b pN1a.
Atualmente, paciente se encontra em vigência de quimioterapia adjuvante com FOLFOX.


DISCUSSÃO

Exenteração é um procedimento de alta complexidade e envolve dificuldade técnica em sua realização por vídeo, especialmente por envolver múltiplas derivações.
A importância do vídeo é para mostrar que é factível performar uma cirurgia desse porte por videolaparoscopia, o que representa uma possibilidade de desfechos clínicos pos-operatórios para o paciente tendo em vista as vantagens conhecidas que o acesso minimamente invasivo proporciona.

PALAVRAS CHAVE

exenteração pélvica, ressecção multivisceral, videolaparoscopia

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil

Autores

MARILIA MARCELINO, VICTOR EDMOND SEID, LUCAS SOARES GERBASI, RAFAEL VAZ PANDINI, MARLENY NOVAES FIGUEIREDO, FRANCISCO TUSTUMI, RAFAELA DE SOUZA NOVO, SERGIO EDUARDO ALONSO ARAUJO