Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPACTO DA COLECTOMIA TOTAL POR CROHN EM ADOLESCENTE COM DESNUTRIÇAO SEVERA

INTRODUÇÃO

O processo inflamatório da doença de Crohn (DC) pode culminar em desnutrição pela resposta inflamatória sistêmica, ao lado da baixa ingestão oral e o desequilíbrio da microbiota intestinal. Esse estudo evidencia o caso de uma paciente adolescente diagnosticada com DC aos 8 anos e operada aos 17 anos com desnutrição severa, relacionando seu progresso à realização da cirurgia realizada em 2020 com seu ganho de peso e melhora da qualidade de vida.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 17 anos, DC colônica, diagnosticada em 2010. Em 2020 com desnutrição severa e retardo do desenvolvimento puberal, baixa estatura, baixa estima e humor depressivo, sendo acompanhada pela gastrenterologia.
Em tratamento com uso de metil prednisolona, azatioprina e infliximabe desde abril de 2018 com uso prévio de mesalazina. Apesar da melhora parcial com a medicação e biológico, houve estagnação do quadro clínico, sendo necessária a avaliação cirúrgica pela coloproctologia.
Paciente foi internada dois meses antes da cirurgia por desnutrição necessitando de dieta parenteral e oral na tentativa de melhora do seu quadro clínico e prepará-la para cirurgia no intuito de melhor controle da DC. Foi submetida a colectomia total com ileostomia terminal à Brooke e fístula mucosa em 12/03/2020, por desnutrição severa sem melhora do quadro da DC com medicações.
Antes do procedimento a paciente pesava 27,8 kg, após 9 meses da cirurgia ganhou 14 kg, medindo 1,48 m de altura. Mantém o acompanhamento conjunto e controle da doença até o momento com 50mg de azatioprina, apresentando melhora do quadro clínico geral, da qualidade de vida e de desenvolvimento psicológico, físico e nutricional, não necessitando de internação hospitalar desde então.

DISCUSSÃO

Apesar do impacto da DC no atraso do desenvolvimento puberal, baixa estatura e desnutrição, após a cirurgia a paciente teve ganho de peso e melhora na qualidade de vida. A desnutrição é fator de prognóstico ruim e contribui direta e indiretamente para os resultados de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal podendo ocasionar piora do quadro clínico em geral e retardo do desenvolvimento.
Talvez a indicação cirúrgica precoce pudesse melhorar também o desenvolvimento púbere e o ganho de estatura. Isso nos leva ao questionamento de quando seria o melhor momento para abordagem cirúrgica em crianças e adolescentes.
A cirurgia teve impacto positivo nesse relato, porém o caso mostra a necessidade de se discutir a indicação precoce de tratamento cirúrgico, ainda sem um consenso sobre o melhor momento de cirurgia em pacientes com DC diagnosticados na infância. Concluímos que em cada caso devemos ponderar a cirurgia com o objetivo de melhora de desenvolvimento físico, psíquico e de qualidade de vida desses pacientes desnutridos.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Crohn
Desnutrição
Cirurgia

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DEBORA ALVES DOMINGUES PEREIRA, PATRICK DARGAINS MEDRADO, DAVID CUNHA HAIUT, LIVIA CISNE KOENOW, FLAVIA APELBAUM, LUISA REZENDE CECILIO FARES, PAULO CESAR CASTRO JUNIOR, FRANCISCO LOPES PAULO