Dados do Trabalho


TÍTULO

ACTINOMICOSE DO ILEO TERMINAL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A actinomicose intestinal é uma infecção supurativa crônica, rara, causada pela bactéria anaeróbia Actinomyces. O local de acometimento mais comum é o íleo terminal e a apresentação clínica pode variar com sintomas inespecíficos, até quadros de oclusão intestinal ou abscessos intra-abdominais. O diagnóstico pré-operatório é raro, e ocorre em aproximadamente 10% dos casos.

RELATO DE CASO

Paciente N.M.F, feminina, 72 anos, com história de dor abdominal difusa, tipo cólica com início há 02 meses. Associado à sudorese noturna, distensão abdominal e episódios frequentes de náusea e vômitos. Relata ainda alteração de hábito intestinal, com períodos de constipação, e perda de peso(15 % em 2 meses).
Paciente diabética e hipertensa, sem cirurgias abdominais prévias. Ex-tabagista, interrompeu há 25 anos.
Colonoscopia completa e com excelente preparo, em janeiro de 2021, com válvula ileocecal discretamente deformada, íleo terminal avaliado sem outras alterações. Tomografia de abdômen com espessamento parietal irregular do íleo terminal de 6 cm de extensão associado a borramento e densificação de planos adiposos adjacentes com linfonodomegalia.
Submetida à laparoscopia em fevereiro de 2021 com achado de massa tumoral do íleo terminal, se estendendo do ceco até 20 cm da válvula íleocecal, envolvendo a raiz do mesentério com linfonodomegalia adjacente ao tumor, neovascularização do íleo terminal e ceco, distensão de delgado a montante da lesão. Realizado colectomia direita. Paciente com boa evolução, recebeu alta no 3 pós operatório. O resultado da anatomia patológica com actinomyces sp. A paciente evolui bem, ganhando peso, sem queixas de dor abdominal e evacuando diariamente. Ainda em acompanhamento no ambulatório de coloproclogia do Complexo Hospitalar de Clinicas da Universidade Federal do Paraná

DISCUSSÃO

As Actinomyces são bactérias gram-positivas e normalmente colonizam a flora da cavidade oral, do trato genital e do trato gastrointestinal superior. A resposta inflamatória granulomatosa causa produção de pus e formação de abscessos, seguido por necrose e fibrose reativa extensa. A infecção intestinal, mais comum ileocecal, pode apresentar sintomas inespecíficos de abdome agudo. A tomografia computadorizada é útil para identificar o processo inflamatório e para drenagem percutânea de abscessos, auxiliando no diagnóstico. A cultura é difícil devido ao caráter anaeróbio e ao crescimento lento dos actinomicetos. A colonoscopia geralmente é normal, mas pode mostrar sinais de compressão externa. Na doença não complicada, a antibioticoterapia em altas doses de penincilina é a base do tratamento. A cirurgia geralmente é realizada devido à dificuldade de diagnóstico ou em complicações.
A actinomicose abdominal é uma doença infecciosa incomum que pode mimetizar vários processos patológicos. Pode se apresentar como uma doença maligna, com sintomas de dor abdominal, astenia e perda de peso, porem responde bem aos tratamentos adequados com raros casos de recidivas, sequelas ou óbitos.

PALAVRAS CHAVE

actinomicose, enterite granulomatosa, tumores intestinais

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

CHC - UFPR - Paraná - Brasil

Autores

WAGNER CARIGNANO WINTER, POLYANNA BORGES ROCHA, MARIA CRISTINA SARTOR, ANTONIO BALDIN JUNIOR, GUILHERME MATTIOLI NICOLLELLI, NORTON LUIZ NOBREGA, ANTONIO SERGIO BRENNER, MARSSONI DECONTO ROSSONI