Dados do Trabalho


TÍTULO

APENDICECTOMIA CAUSADA POR DIU

INTRODUÇÃO

Jovem mulher engravidou em uso de Dispositivo Intrauterino (DIU) implantado na cavidade intra-abdominal se alojando no mesoapêndice, sendo necessária cirurgia para sua remoção.

RELATO DE CASO

Paciente feminina, 26 anos, casada, engravidou em uso de DIU. A gestação foi acompanhada até o parto pela equipe ginecológica. Foi indicada cesárea para o nascimento e a retirada do DIU, porém o mesmo não foi encontrado. Foi realizada ultrassonografia transvaginal depois de 5 semanas onde se observou em região pélvica, lateralizado à direita e entre o útero e a bexiga, uma imagem cística, anecóica, de contornos regulares, medindo cerca de 3,7 x 2,4cm, contendo uma imagem ecogênica, compatível com dispositivo intrauterino.
Foi agendada uma laparoscopia com objetivo de retirá-lo. Entretanto, o mesmo não foi encontrado nessa topografia esperada, apenas foi visualizado o seu fio de remoção parcialmente sepultado entre o ceco e apêndice, não podendo afastar penetração do DIU na luz intestinal. No intraoperatório o caso foi avaliado pela Coloproctologia que solicitou que fosse cortado o fio do dispositivo que era visualizado para facilitar a possível retirada por colonoscopia.
A colonoscopia, porém, não visualizou o DIU no ceco. Realizada uma laparotomia que identificou e retirou o DIU que se encontrava encoberto no mesoapêndice, gerando uma inflamação local. Foi efetuada apendicectomia convencional com a retirada do corpo estranho.

DISCUSSÃO

DIU é um dispositivo para evitar gestação, e observamos que se colocado de maneira errada, pode causar a perfuração uterina ou, mesmo, de outras vísceras. Além de poder ocasionar uma gestação indesejada. O dispositivo aderido ao apêndice parecia estar sendo “fagocitado” como corpo estranho pelo intestino para ser expulso do organismo, não chegou a perfurar o ceco e foi removido cirurgicamente com sucesso.
A paciente evoluiu bem no pós-operatório e optou por agendar nova cirurgia com a Ginecologia para a laqueadura tubária, após sua recuperação. Observamos a importância de uma boa indicação e colocação do dispositivo a fim de evitar novos casos.

PALAVRAS CHAVE

Dispositivo intrauterino
Apendicectomia

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITARIO PEDRO ERNESTO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DEBORA ALVES DOMINGUES PEREIRA, PATRICK DARGAINS MEDRADO, LIVIA CISNEI KOENOW, DAVID CUNHA HAIUT, FLAVIA APELBAUM, LUISA REZENDE CECILIO FARES, PAULO CESAR CASTRO JUNIOR, FRANCISCO LOPES PAULO