Dados do Trabalho


TÍTULO

SARCOMA DE RETO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Sarcomas colorretais são patologias extremamente infrequentes que acometem pacientes jovens. Apresentam características agressivas .Quando localizado é tratado em sua maioria com cirurgia apenas, não apresenta boa resposta a quimioterapia ou radioterapia. Anteriormente eram indistinguíveis dos GIST's, hoje já são considerados uma entidade à parte. Nesse relato apresentamos um caso de um paciente com sarcoma de reto em paciente jovem tratado com colectomia a hartmann isoladamente.

RELATO DE CASO

Homem de 60 anos com queixa de diarreia há 3 meses associado a hiporexia, enterorragia em único episódio e perda de 4 kg no período. Ao exame físico foi identificado abdome flácido com massa palpável em hipogastro de 6 x 8 cm indolor, descompressão brusca negativa e sem alteraçoes ao toque retal. Exames laboratoriais apresentavam PCR 15 (VR - 0,5). A tomografia apresentava espessamento parietal em sigmóide medindo 12 x 10 cm associado a densificação de planos adjacentes e linfonodomegalia discreta, sem outros achados.

​Optado por realizar laparotomia onde foi encontrada lesão endurecida em sigmoide a cerca de 5cm abaixo da reflexão peritoneal com extensão de 12 cm, com distensão segmentar da região promovendo aumento circunferencial do sigmóide com cerca de 10cm. Decidimos realizar colectomia com ressecção de aproximadamente 30 cm de segmento colônico e colostomia a hartmann, além de drenagem da região posterior ao coto retal até a goteira parietocólica direita.

​No estudo histopatológico foi identificado sarcoma fusocelular de 11 cm no maior eixo (T4) com índice mitótico de 15/20 (5mm2), margens negativas, 8 linfonodos negativos, imunohistoquímica positiva para mioglobina, ki-67 90% e desmina, negativo para CD 117 e PSA. O paciente apresentou boa recuperação com funcionamento da colostomia no primeiro pós-operatório.

DISCUSSÃO

Sarcomas de reto representam uma classe de tumores mesenquimais raros que compreendem 0,1 % das malignidades colorretais, tendo como subtipo mais comum o leiomiossarcoma (90%). Acomete pacientes em uma média de 60 anos, 70% dos casos acometem os cólons e 27% o reto com baixo acometimento linfonodal. O quadro clínico não se difere dos outros tipos de malignidade do trato gastrointestinal.. Antigamente não eram diferenciados dos GISTs, já hoje são classificados como uma entidade à parte. GIST's diferentemente dos sarcomas são originados das células de cajal, apresentam mutação CD34 e expressão de cKIT, apesar disso ambos são tumores de comportamento agressivo em localização colorretal. Quando em estágios inciais ambos são tratados com ressecção com margens negativas sem a necessidade de linfadenectomia pela baixa disseminação linfática. Poucos pacientes receberam quimioterapia para o tratamento dos sarcomas sendo que esses apresentaram pior desfecho e radioterapia não apresentou diferença significativa-. A sobrevida média em 5 anos de sarcomas de alto grau é de 38% e de baixo grau 61%.

PALAVRAS CHAVE

Sarcoma de reto, sarcoma, reto, câncer colorretal

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

MARCELO HIGINO CHAVES, MARCELO HIGINO CHAVES, LUÍS ROBERTO MANZIONE NADAL, LUÍS ROBERTO MANZIONE NADAL, ANA BEATRIZ TABOSA NEGRÃO XAVIER, ANA BEATRIZ TABOSA NEGRÃO XAVIER, DANIEL MAIA DE VASCONCELOS LIMA, DANIEL MAIA DE VASCONCELOS LIMA, ISABEL BUTTER AMIM, ISABEL BUTTER AMIM, VINICIUS GRIGOLLI, VINICIUS GRIGOLLI, RODOLFO FONSECA CAVALHERO, RODOLFO FONSECA CAVALHERO, JOÃO PEDRO VAZ DE SOUZA CABRAL SIMÕES, JOÃO PEDRO VAZ DE SOUZA CABRAL SIMÕES