Dados do Trabalho


TÍTULO

APLICATIVO MOVEL DE SEGUIMENTO POS-OPERATORIO DAS CIRURGIAS COLORRETAIS

OBJETIVO

Desenvolver um aplicativo móvel com informações para pacientes sobre seguimento pós-operatório das cirurgias colorretais.

MÉTODO

Foi utilizada a Metodologia Design Thinking que se divide em quatro fases: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar.
Fase 1: Descobrir – foi realizada busca de anterioridade; revisão de literatura usando os descritores cirurgia colorretal, cuidados pós-operatórios e aplicativos móveis na base de dados Medline, Scielo e Lilacs e site de busca Pubmed no período de maio de 2010 a maio de 2020, assim como foram enviados questionários elaborados pelo pesquisador para 10 participantes (5 especialistas em coloproctologia e 5 pacientes oriundos do ambulatório do serviço de residência médica em coloproctologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza); análise dos questionários, compilação da revisão de literatura; Fase 2: Definir – estabelecimento da estrutura e conteúdo do aplicativo e sessões de brainstorming; Fase 3: Desenvolver – criação do aplicativo e sessões de brainstorming; Fase 4:
Entregar – registro e posterior disponibilização da ferramenta para download.

RESULTADOS

A maioria dos médicos possui um período de formação maior que 15 anos na subespecialidade e um bom volume cirúrgico, nunca utilizou um aplicativo da área, assim como nunca apresentou um vídeo explicativo sobre o passo a passo das cirurgias para pacientes. Cerca de 40% deles entendem que a maior dificuldade do paciente é entender a própria doença e foram unânimes ao relatar que utilizariam informações de medicamentos presentes em um aplicativo móvel voltado para pacientes em pós-operatório de cirurgias colorretais. Ainda, não houve uniformidade na indicação do uso de aplicativo móvel com informações de pós operatório de cirurgias colorretais, sendo que 20% dos coloproctologistas não o fariam. Em relação aos pacientes, cerca de 60% deles já haviam pesquisado sobre alguma doença antes ou depois da consulta médica, encontravam-se satisfeitos com as orientações dadas durante a consulta no ambulatório de Coloproctologia e nunca foram apresentados a nenhum tipo de mídia (figura/foto/vídeo) para melhorar o entendimento de alguma dúvida durante a consulta. Além disso, 80% dos pacientes nunca utilizaram um aplicativo relacionado a doenças coloproctológicas e utilizariam um aplicativo para entender melhor os cuidados que devem ser tomados após as cirurgias. Foram unânimes em dizer que já necessitaram de orientação médica no pós operatório e, por dificuldade de acesso, utilizaram orientações de amigos e familiares que não são da área de saúde, assim como indicariam o uso de aplicativos com informações voltadas ao paciente sobre cirurgias colorretais.

CONCLUSÕES

Um dos pilares do seguimento pós-operatório de cirurgias colorretais é o acesso a informações sobre o assunto. Dessa forma, o app para orientação pós-operatória serviria como uma ferramenta de apoio para esses pacientes sanarem suas dúvidas de modo acessível, rápido e seguro.

PALAVRAS CHAVE

Cirurgia colorretal, cuidados pós-operatórios, aplicativos móveis.

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

MARCELO MENDES RIBEIRO, TAINARA RITA PEZZINI, LYDIA MASAKO FERREIRA, DENISE NICODEMO, ALISSON CORDEIRO MOREIRA, JOSÉ CARLOS APOLONIO DA SILVA