Dados do Trabalho


TÍTULO

TUMOR NEUROENDOCRINO DE ILEO TERMINAL, UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O tumor neuroendócrino é a neoplasia mais comum do intestino delgado. Mais de dois terços ocorrem no íleo terminal. Frequentemente o diagnóstico é tardio, com apresentação clínica relacionada à síndrome carcinoide. Apesar disso, mesmo em casos de doença avançada, a sobrevida pode ser boa a longo prazo.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 42 anos, internada devido a quadro de dor epigástrica, petéquias, artralgia e febre, associado à constipação crônica. Ao exame físico apresentava leve desconforto à palpação em fossa ilíaca direita. Tomografia de abdome e pelve com evidência de lesão nodular ovalada na topografia do íleo distal, associada a linfonodomegalias mesentéricas em fossa ilíaca e flanco direitos. Colonoscopia identificou lesão vegetante em íleo terminal, medindo 5 cm, a cerca de 10 cm da válvula ileocecal. A biópsia evidenciou tratar-se de tumor neuroendócrino, bem diferenciado, com baixo índice mitótico. No pré-operatório, foi descartada a possibilidade de síndrome carcinóide, através da pesquisa negativa do metabólito 5-HIAA urinário de 24 horas. Paciente submetida a ressecção do tumor primário intestinal e linfadenectomia correspondente. Anatomopatológico da peça cirúrgica confirmou tumor neuroendócrino bem diferenciado (NET intestinal) com acometimento até a superfície serosa (T4N1), presença de invasão angiolinfática e 1 linfonodo metastático em 15 dissecados. Painel imunohistoquímico reforçou o diagnóstico de tumor neuroendócrino G2 (NET G2 intestinal).

DISCUSSÃO

Apesar do curso indolente, baixo crescimento mitótico e poucas chances de metástase, os tumores neuroendócrinos devem ser considerados potencialmente malignos. Os sintomas gerais incluem desconforto abdominal, mal estar, alteração do hábito intestinal, emagrecimento, sangramento e, em casos mais graves, síndrome carcinóide. Essa síndrome ocorre devido a secreção anômala de hormônios e cursa com manifestações características, como flushing cutâneo e diarreia. O 5-HIIA é o metabólito da serotonina que pode ser dosado na urina, com especificidade de 88%. Recomenda-se dosagem de 5-HIAA antes da cirurgia, mesmo se a história clínica não for típica de síndrome carcinóide, pois alguns pacientes podem requerer bloqueio do quadro funcionante, para prevenir descompensação clínica. O tratamento definitivo é a ressecção cirúrgica do tumor primário, associada à linfadenectomia loco-regional. É recomendado a ressecção segmentar ampla em bloco, que inclui o mesentério adjacente e pelo menos oito linfonodos para atingir um estadiamento preciso. Cerca de 80% dos pacientes possuem acometimento linfonodal regional, justificando uma avaliação cuidadosa do estadiamento da doença no pré-operatório. O tratamento cirúrgico deve ser realizado otimizando a segurança, tempo operatório e qualidade de vida do paciente.

PALAVRAS CHAVE

Tumor neuroendócrino. Intestino delgado. Síndrome carcinoide.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil

Autores

RAFAEL FERNANDES RODRIGUES, CLARA DUARTE COSTA PINTO, HENRIQUE ARMACHE DRUMOND, CRISTIANE KOIZIMI MARTOS FERNANDES, HÉLIDA ALINE TOMACHESKI AMARAL