Dados do Trabalho


TÍTULO

O EMPREGO DO RETALHO CUTANEO NO TRATAMENTO CIRURGICO DA DOENÇA DE PAGET PERIANAL: RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

A Doença de Paget Perianal (DPP) é uma entidade rara da forma extramamária da Doença de Paget, acometendo principalmente idosos e manifesta-se como uma erupção cutânea perianal, podendo está associada ao prurido ou doença maligna. Na literatura há pouco mais de 200 casos relatados, o que torna seu diagnóstico desafiador e essencial para um bom prognóstico, que está relacionado com a espessura da lesão, a profundidade da invasão e a presença de metástase. A excisão cirúrgica é a única chance de cura, sendo a terapia primária para a DPP. O emprego dos retalhos cutâneos é uma excelente opção para a reconstrução dos defeitos perianais, pois permite a manutenção das funções intestinais. Relatamos um caso de uma paciente submetida à excisão cirúrgica com uso de retalho cutâneo para o tratamento da DPP, de forma a fundamentar o emprego dessa técnica em pacientes idosos.

RELATO DE CASO

Mulher, 82 anos, com lesão perianal hipocrômica, sobrelevada, circunferencial em borda anal associada à prurido. Realizada biópsia incisional, evidenciando células grandes com citoplasma abundante e pálido e núcleo grande localizado na periferia, que corrobora com o diagnóstico de Doença de Paget. Submetida à ressecção cirúrgica da lesão, com margem radial de aproximadamente 1,0 cm, com identificação e preservação de musculatura esfincteriana, seguida de retalho cutâneo tipo "Asa de Gaivota" bilateral. Evoluindo com infecção e deiscência de ferida operatória, tratada com antibióticos, antifúngico e curativo com hidrogel, não sendo necessário a confecção de ostomia. Em seguimento ambulatorial há dois anos, sem evidência de recidiva da doença, defeitos cicatriciais, sem queixas de incontinência ou presença de estenoses.

DISCUSSÃO

A DPP não possui um tratamento padrão devido à escassez de dados por se tratar de uma doença rara. Apesar disso, a cirurgia é considerada a terapia primária, por ser a única chance de cura. O tratamento não cirúrgico é indicado no pré-operatório para reduzir as lesões, principalmente diante de uma doença avançada. Como a maioria dos pacientes são idosos, após as ressecções locais, pode ocorrer a incontinência fecal, mesmo na vigência da preservação dos músculos esfincterianos. Portanto, a manutenção da fisiologia e o fechamento do defeito devem nortear as indicações para a cirurgia. O uso de retalho de avanço cutâneo na região perianal na DPP é uma ótima opção de reconstrução, pois permite a manutenção da continência e favorece ao retorno à vida diária. Apesar dessas prerrogativas, são necessários mais estudos com retalho de avanço para estabelecimento de protocolos mais precisos.

PALAVRAS CHAVE

Doença de Paget Perianal, tumor perianal, excisão cirúrgica, retalho de avanço

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

Hospital Barão de Lucena - Pernambuco - Brasil

Autores

CAMILA FERREIRA REBOUÇAS, JUAREZ SILVESTRE NETO, SAMARA DUARTE OLIVEIRA, JUSCIELLE DE SOUZA BARROS, ÍCARO TORRES LAGE, NATALIA MAIA ESMERADO PEIXOTO, MAURÍCIO JOSE MATOS SILVA, CLAUDIA ROSALI ESMERALDO JUSTO