Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFURAÇAO INTESTINAL POR FECALOMA COMO COMPLICAÇAO DE MEGACOLON CHAGASICO - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A doença de Chagas é causada pela infecção pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi; as principais manifestações são cardiomiopatia chagásica e doença gastrointestinal. Entre os indivíduos com a forma indeterminada crônica da doença de Chagas, aproximadamente 30 por cento evoluem em um período de uma a três décadas para envolvimento cardíaco clinicamente evidente, envolvimento digestivo ou ambos. O envolvimento intestinal pode cursar com constipação e formação de fecaloma, que por sua vez, pode evoluir para complicações graves caso não manejado corretamente.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 82 anos, com hipotireoidismo e hiplerplasia prostatica benigna, ex tabagista 30 anos/maço. O mesmo apresentava doença de chagas confirmada a longo prazo, com acometimento cardíaco e grastrointestinal, com história de enterectomias prévias por complicações decorrentes da doença, além de disfagia progressiva, e uma correção prévia de hernioplastia umbilical. Em março de 2021 o paciente havia sido internado por COVID-19 em decorrência de complicações pulmonares, passando quinze dias no hospital, neste período evoluiu com piora da disfagia para alimentação mesmo com alimentos líquidos, sendo realizado uma gastrostomia à Stamm, tendo alta após melhora do quadro geral. Em junho de 2021, chegou ao pronto atendimento com dor abdominal de forte intensidade, associado a alteração do nível de consciência. Queixou-se de constipação crônica, estando sem evacuar e eliminar flatos há cinco dias, além de dificuldade para urinar. No exame físico apresentava hipotensão, taquicardia, abdome tenso, com sinais de irritação peritoneal e Escala de Coma de Glasgow de 12.
O mesmo passou por tomografia computadorizada que evidenciou grande quantidade de contaminação fecal em cavidade abdominal, associada a pneumoperitônio em moderada quantidade. Foi encaminhado prontamente ao centro cirúrgico, onde passou por laparotomia exploratória, onde foi encontrado perfuração em cólon descendente à jusante de um fecaloma de grande monta, além de contaminação grosseira da cavidade, sendo realizada colostomia à Hartmann. O paciente evoluiu bem durante a cirurgia, sendo encaminhado para unidade de terapia intensiva.

DISCUSSÃO

As opções para intervenção cirúrgica do megacólon incluem retossigmoidectomia com interposição retrocecal ou retossigmoidectomia com anastomose colorretal baixa término-lateral. O manejo inicial do fecaloma é clínico, sendo que em casos de complicações é possível realizar laparotomia e cirurgia de Hartmann. Neste caso, o paciente poderia ter sido melhor manejado via ambulatorialmente antes de evoluir para uma obstrução grave devido ao fecaloma, portanto pacientes com constipação crônica associada ao megacólon chagásico devem ser acompanhados de perto, com otimização da função intestinal, evitando a evolução para quadros graves. Assim, a participação ativa do cirurgião coloproctológico é fundamental para um acompanhamento efetivo e com menores taxas de complicações que poderiam ser evitadas.

PALAVRAS CHAVE

Obstrução
Constipação
Megacólon
Chagas

Área

URGÊNCIAS COLOPROCTOLÓGICAS

Instituições

Hospital Santa Casa de Curitiba - Paraná - Brasil

Autores

DANIELA THAÍS LORENZI, DAYARA MUSSI SALOMÃO, LUCAS THA NASSIF, VICTOR HUGO GRANELLA, ANA LUIZA MORAES ROCHA, AMANDA LAMÓGLIA BITTENCOURT