Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR BEZOAR POS DETOX HEPATICO - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A obstrução intestinal aguda ocorre em situações em que o fluxo intestinal fisiológico é interrompido, podendo ser causada por fatores mecânicos ou funcionais. Esta interrupção ocorre cerca de 80% das vezes no intestino delgado. A incidência é variável de acordo com a idade, porém de forma geral, corresponde a 20% das cirurgias de emergência devido à dor abdominal e a 3% das consultas no pronto atendimento. A idade média dos pacientes varia de 60 a 65 anos, não apresentando diferença significativa na porcentagem de acometimento entre homens e mulheres.
O objetivo deste relato de caso é apresentar uma causa incomum de obstrução intestinal, causada por bezoar formado por uma mistura de óleo vegetal, com suco ácido e sais de magnésio, mais especificamente, após ingestão de uma fórmula caseira utilizada para limpeza do organismo, conhecida popularmente como “Detox Hepático”.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 52 anos, hipertenso em uso de losartana, com antecedente cirúrgico de vasectomia, sem histórico de hábito tabagista ou etilista, foi admitido na instituição hospitalar por dor epigástrica e alterações do exame físico abdominal: abdômen distendido, doloroso à palpação difusa com sinais de irritação peritoneal. O paciente foi submetido a videolaparoscopia diagnóstica. Como achados intraoperatórios observou-se íleo distal e jejuno proximal com aspecto fisiológico, porém, jejuno distal distendido e ingurgitado, de aspecto endurecido, associado a pequena quantidade de líquido livre seroso. Procedido a enterotomia via laparotomia que revelou precipitado espesso, de coloração esverdeada, levando obstrução à montante. Durante anamnese prévia ao procedimento cirúrgico, paciente discorreu sobre ingesta de “detox hepático” realizado previamente, preparado a base de maçã, limão, sulfato de magnésia e azeite de oliva, com objetivo de realizar “limpeza do fígado e da vesícula biliar”. Houve evolução favorável, com resolução do caso.

DISCUSSÃO

Neste caso, a formação intraluminal de uma reação de saponificação dos compostos utilizados no detóx hepático gerou uma obstrução intestinal, sendo que casos de abdome agudo obstrutivo por bezoares são raros e os que levam a perfuração, ainda mais difíceis de serem encontrados. A maioria dos adultos com fitobezoares são homens com idades entre 40 e 50 anos, enquanto os tricobezoares são tipicamente vistos em mulheres na faixa dos 20 anos e estão frequentemente associados a transtornos psiquiátricos. Dentre os tipos de bezoares, o fitobezoar se caracteriza por acúmulo de fibras não digeríveis, de frutas ou vegetais, e os sintomas não se diferem das outras etiologias de abdome agudo obstrutivo.
Diante de complicações importantes após o uso indiscriminado de substâncias com promessas duvidosas, torna-se necessário o alerta à população sobre os riscos associados à esta prática, levando em conta que o prometido “Detóx hepático” é nada mais do que uma reação química intraluminal, podendo levar a consequências graves aos pacientes.

PALAVRAS CHAVE

bezoar
obstrução intestinal
abdome agudo
detox

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Santa Casa de Curitiba - Paraná - Brasil

Autores

DANIELA THAÍS LORENZI, DAYARA MUSSI SALOMÃO, ALESSANDRA BASSANI, TULIO RUCINSKI, ANA CRISTINA REICHMANN SEIXAS, AMANDA LAMÓGLIA BITTENCOURT