Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO DE DOENÇA PILONIDAL COM CONFECÇAO DE RETALHO - UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A doença pilonidal é um processo inflamatório crônico que ocorre com bastante frequência na região sacrococcígea e está geralmente associado à presença de pêlos. É mais comum em homens do que mulheres, principalmente no início da terceira década de vida. A sintomatologia pode variar desde quadros assintomáticos até processos graves localmente destrutivos e associados a prejuízo na qualidade de vida. Atualmente existem múltiplas opções de tratamento disponíveis. Neste relato descreveremos um caso de doença pilonidal tratada com excisão, curetagem e confecção de retalho para correção de defeito.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 24 anos, com história de aparecimento de lesão interglútea com secreção purulenta e sangue há aproximadamente 3 anos. Nunca havia apresentado a necessidade de drenagem cirúrgica. Fez uso de antibioticoterapia com tetraciclina para hidradenite supurativa em axila por um período, com remissão da secreção interglútea, porém mantinha queixas de dor. Sem outras comorbidades ou alergias. Ao exame físico, presença de cisto pilonidal em região interglútea com múltiplos orifícios de drenagem em região sacra.
O paciente foi submetido a excisão cirúrgica do cisto com ressecção dos orifícios de drenagem e seus trajetos e após foi realizada rotação de retalho de Limberg para fechamento da ferida em sacro.
O paciente apresentou adequada evolução pós operatória e recebeu alta hospitalar no dia seguinte. Retornou ambulatorialmente e manteve acompanhamento com evolução favorável, apresentou 1 mês após o procedimento pequeno granuloma de ferida, porém sem deiscências ou infecção de sítio cirúrgico, bem como sem sinais de recidiva de doença até o momento.

DISCUSSÃO

O tratamento da doença pilonidal deve ser adaptado à gravidade, anatomia da doença e expectativas do paciente. Entretanto, o tratamento aplicado não deve ser mais incapacitante para o paciente do que a própria doença. As opções variam desde terapias conservadoras a opções mais complexas com excisões amplas e reconstrução utilizando retalhos locais, que foi a opção utilizada neste relato de caso devido a extensão da doença e sua recorrência. Evidências apontam que esta técnica está associada a um retorno mais rápido às atividades, taxas mais baixas de infecção de sítio cirúrgico, menor recorrência e menores taxas de deiscência. A evolução observada neste caso corroborou estas evidências. No entanto, as recorrências podem acontecer mesmo após 20 anos da cirurgia, sendo necessários estudos prolongados para acompanhar os resultados.

PALAVRAS CHAVE

doença pilonidal, retalho rombóide, retalho de limberg

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Federal da Lagoa - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

GABRIELA BOHN SPIES, THIAGO MAICON OLIVEIRA RODRIGUES, JULIANA CHAVES FALCÃO, CLARISSA DE AVELLAR AMORIM, LEONARDO MACHADO DE CASTRO, PAULO CESAR CASTRO JR