Dados do Trabalho


TÍTULO

CASUISTICA DE COLECTOMIAS DIREITAS REALIZADAS EM UM SERVIÇO DE COLOPROCTOLOGIA NA BAHIA DURANTE UM PERIODO DE 6 ANOS

OBJETIVO

O objetivo do estudo é apresentar a casuística de colectomias direita realizadas nos últimos 6 anos em um serviço de coloproctologia na Bahia.

MÉTODO

Foi realizada revisão de prontuário dos pacientes submetidos a colectomias direitas por qualquer causa, de junho de 2015, até junho de 2021. Os dados foram tabelados e analisados estatisticamente através do programa Excel para Windows 14.0.

RESULTADOS

Um Total de 53 pacientes foram submetidos à colectomia direita. Desta amostra 21 pacientes masculinos, com idade média de 60 anos. O tempo cirúrgico médio foi de 164 minutos, o tempo de internamento variou de 9,4 dias nos pacientes do SUS a 4,2 dias nos pacientes particulares. A principal indicação cirúrgica foi presença de lesão tumoral em cólon direito do ceco até transverso proximal, seguida de semi-oclusão e apendicite. Catorze pacientes tinham metástases, sendo 71% (10) deles para linfonodos e 29% a distância. A quantidade média de linfonodos ressecados foi de 17,8, a maioria cirurgias foram realizadas por via laparoscópica 56,60%, seguida de convencional 35,84% e robótica 7,54%. As anastomoses foram feitas, na sua maioria, de forma latero-lateral (82,5%), destas, apenas 03 anastomoses foram realizadas de forma manual (10%), 17,5% (07) foram feitas com término-lateral, com grampeador circular, 77,5% (31) foram extracorpórea e 22,5%(09) foram intracorpórea. A taxa de complicação foi 33,9%, sendo 16% (03), deiscência de anastomose, 06 pacientes evoluíram a óbito.

CONCLUSÕES

A colectomia direita (CD) é o tratamento de escolha para alguns tumores localizados no apêndice cecal, tumores em ceco, colón ascendente e transverso proximal. Pode ser realizada de forma convencional, videolaparoscópica ou robótica. Os estudos referentes a complicações de CD são controversos e não há uma padronização da técnica cirúrgica referente à realização da anastomose íleo-transversa.
A taxa de complicação em CD é menor em cirurgias minimamente invasivas, devido à menor trauma cirúrgico. A cirurgia minimamente invasiva está relacionada a menos dor no pós-operatório, menos tempo de hospitalização, menos aderências e menor morbimortalidade. A anastomose intracorpórea (IC) foi associada a menor taxa de complicação em relação às extracorpóreas (EC), tais como, redução de íleo dinâmico, menos tempo de internamento, menos infecção do sitio cirúrgico e retorno do trânsito intestinal foi mais precoce.
A deiscência de anastomose, geralmente é relacionada à má perfusão da alça, porém, o mecanismo exato não é totalmente elucidado. Nos casos dos nossos pacientes todos apresentavam comorbidades associadas tais como desnutrição e cirrose hepática auto-imune.

PALAVRAS CHAVE

COLECTOMIA DIREITA, COMPLICAÇÕES, ANASTOMOSE

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Hospital São Rafael - Bahia - Brasil

Autores

BRUNA SANTOS FREITAS, JACQUELINNY LOPES MACEDO, LINA MARIA GÓES CODES, ISABELA DIAS MARQUES CRUZ, THAMY CRISTINE SANTANA MARQUES, MAYARA MARAUX MARANHÃO, ELIAS LUCIANO QUINTO SOUZA, EULER MEDEIROS ÁZARO FILHO