Dados do Trabalho


TÍTULO

PREVALENCIA DO PAPILOMAVIRUS HUMANO NO CANAL ANAL DE PORTADORES DE RETOCOLITE ULCERATIVA JUSTIFICA RASTREAMENTO PARA CARCINOMA ANAL E SUAS LESOES PRECURSORAS?

OBJETIVO

Avaliar a prevalência, o tipo de HPV e a presença de alterações citológicas no canal anal de portadores de RCU, para averiguar a necessidade de rastreamento para o carcinoma anal e suas lesões precursoras nesse grupo de doentes.

MÉTODO

Foram três grupos, sendo um controle e outro dois com portadores de RCU, sendo um sem uso de imunossupressor e outro em uso deste tipo de medicamento. Os pacientes foram submetidos a coleta de amostras para estudo citopatológico do canal anal e para estudo do DNA viral pelo método de Linear Array®.

RESULTADOS

O HPV foi detectado em 13,2% dos controles e 19,8% nos pacientes com RCU. A prevalência de HPV de alto risco foi igual (66,7%) entre os dois grupos de RCU vs. 85,7% no grupo controle (p=0,736). Os genótipos mais frequentes foram o 16, 52 e 89, sendo os dois últimos mais frequentes no grupo de RCU com imunossupressor. Nos grupos RCU, 70,8% das citologias anais eram alteradas vs. 60,9% no grupo controle ( p= 0,204).

CONCLUSÕES

Não houve diferenças na prevalência do HPV no canal anal entre os grupos. Nos grupos de RCU, 70,8% das citologias anais eram alteradas e o HPV 52 e o 89 foram os mais prevalentes.

PALAVRAS CHAVE

HPV; Retocolite Ulcerativa; canal anal; doenças inflamatórias intestinais;

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

ALINE POZZEBON GONÇALVES, CARLOS WALTER SOBRADO JUNIOR, SIDNEY ROBERTO NADAL, LUISA LINA VILLA, CARMEN RUTH MANZIONE, CAIO SÉRGIO RIZKALLAH NAHAS, SERGIO CARLOS NAHAS, IVAN CECCONELLO