Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO CONSERVADOR DE ABDOME AGUDO PERFURATIVO POS POLIPECTOMIAS COLONOSCOPICA: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A Perfuração Iatrogênica do Cólon (PIC), é considerada uma das complicações mais graves relacionadas à colonoscopia. As PICs podem ser manejadas de maneira conservadora, cirúrgica ou endoscópica. Trazemos o relato de um paciente do sexo masculino que realizou com sucesso o tratamento conservador e endoscópico em regime de internação hospitalar após o diagnóstico de perfuração de cólon pós-colonoscopia. O objetivo é enfatizar que este deve ser considerado como tratamento, mediante a experiência do cirurgião e condições do paciente.

RELATO DE CASO

H.Z., masculino, 68 anos, assintomático, em colonoscopia de rastreio foi evidenciado pólipo cecal de 12 mm e realizada polipectomia. Durante procedimento houve perfuração do ceco e se optou pela clipagem endoscópica. Paciente evoluiu com dor em FID, afebril e estável hemodinamicamente, sem sinais de peritonite. Tomografia computadorizada (TC) de abdome evidenciou espessamento de cólon ascendente, mínimos focos de pneumoperitônio e presença de imagem de densidade metálica em cólon transverso. Foi internado para tratamento conservador. Após melhora da dor no 5º dia, recebeu dieta com evolução gradativa e boa aceitação. Paciente recebeu alta após 8 dias, manteve orientações e antibiótico totalizando 10 dias. Realizou TC de controle com resolução do pneumoperitônio e ausência de complicações.

DISCUSSÃO

A colonoscopia, fundamental no diagnóstico e rastreio de doenças intestinais, é um exame seguro, porém não isento do risco de complicações. A Perfuração Iatrogênica do Cólon (PIC) é a mais grave com incidência de 0,016% a 0,09%, sendo maior nos procedimentos terapêuticos, com 0,02–8%. Possuem maior risco pacientes acima de 65 anos, femininos, com doença ou cirurgia intestinal prévias, submetidos a polipectomias de lesões maiores de 10mm no cólon direito e 20mm no cólon esquerdo. No caso apresentado, paciente com pólipo de 12mm no ceco, onde a parede é mais fina. Por isso, pacientes com dor abdominal, enterorragia ou febre após colonoscopia devem ser investigados. Os exames podem mostrar leucocitose, marcadores inflamatórios aumentados e pneumoperitônio na radiografia ou TC abdominal. O tratamento endoscópico é indicado em lesões diagnosticadas durante o exame, como no caso, ou em até 4 horas, se bom preparo do cólon. Pacientes estáveis, afebris e dor localizada, perfurações pequenas ou bloqueadas, critérios evidenciados no caso, podem realizar o tratamento conservador. Este consiste em antibioticoterapia de amplo espectro, hidratação e repouso colônico absoluto além de vigilância clinico-laboratorial para sepse ou peritonite. Recomenda-se a realização de TC de controle. A abordagem cirúrgica está sempre indicada na falha do tratamento conservador.

PALAVRAS CHAVE

colonoscopia; perfuração de cólon; polipectomia; tratamento conservador

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente - São Paulo - Brasil

Autores

BENY GOULART DIAS DE CASTRO, HELEN BRAMBILA JORGE PAREJA, PEDRO AUGUSTO DE ASSIS GOES, TATIANA JAQUELINE CEOLATO PELISSON, ALESSANDRO LUIZ GONÇALVES, ARYSSA ANIELLI SAKAI, TATYLLA MORAES BENEDITO VINHA, BRUNA RIBEIRO LAZARI