Dados do Trabalho


TÍTULO

TUMOR DESMOIDE DE PAREDE ABDOMINAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O tumor desmoide (TD), também chamado de fibromatose agressiva ou fibromatose músculo-aponeurótica, é uma neoplasia rara na qual há proliferação de células do tecido conjuntivo, mais comumente na região abdominal. Há maior incidência em mulheres, especialmente as em idade fértil, gestantes e/ou que passaram por traumas cirúrgicos prévios. Relata-se associação entre esse tumor e a doença genética polipomatose adenomatosa familiar (PAF). Por se tratar de uma neoplasia incomum, torna-se relevante compartilhar dados dessa experiência para estimular raciocínio diagnóstico e pesquisas futuras.

RELATO DE CASO

Jovem do sexo feminino, 17 anos, etilista social, primípara, apresentando massa abdominal expansiva de crescimento progressivo há 3 anos desde a realização do parto cesárea, endurecida, indolor à palpação, móvel, de aproximadamente 20 cm em seu maior diâmetro ocupando regiões do baixo ventre, hipocôndrio direito e periumbilical. Associado ao quadro, a paciente queixava-se de dor abdominal diária de leve a moderada intensidade, sem história de perda ponderal ou hiporexia. Endoscopia digestiva alta e baixa sem alterações. A ressonância magnética de abdome evidenciou extensa massa sólida vascularizada originária do músculo reto abdominal direito e litíase biliar. Paciente foi então submetida à exérese de tumor de reto abdominal, colecistectomia aberta e dermolipectomia com reconstrução da parede abdominal pela técnica de Cattell Modificada. Ao estudo anotopatológico da peça cirúrgica foi identificado fibromatose abdominal com focos de degeneração hidrópica e cística, medindo 25, 8x15, 8x12 cm, invadindo músculo estriado esquelético, tecido adiposo e fáscia com margens cirúrgicas livres de neoplasia. Não foram detectadas invasões vasculares e/ou perineural.

DISCUSSÃO

Sabe-se que os tumores desmoides estão associados a fatores de riscos genéticos, físicos e hormonais, como o ambiente estrogênico, o que favorece sua incidência em pacientes do sexo feminino com histórico de trauma cirúrgico e/ou em idade fértil. Ademais, são qualificados ainda pela tendência à invasão de estruturas adjacentes. É uma doença rara, com incidência estimada de 2 a 4 casos por um milhão de habitantes, sendo responsável por 3% de todos os tumores de partes moles. O diagnóstico definitivo é histológico sendo os exames de imagem uma ferramenta importante, pois permitem uma avaliação precisa do tumor, suas possíveis relações com outros órgãos e, portanto, sua ressecabilidade. O diagnóstico diferencial mais importante é o sarcoma por também se apresentar como massas móveis e indolores em locais com trauma prévio. Além disso, são necessários exames endoscópicos para verificar a associação com a PAF. O tratamento do TD é preponderantemente cirúrgico.

PALAVRAS CHAVE

tumor desmoide, fibromatose agressiva, fibromatose músculo-aponeurótica, neoplasia de parede abdominal

Área

MISCELÂNEA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO - Minas Gerais - Brasil

Autores

BRENO GOMES DE SOUZA, CAMILLA FERREIRA MAGALHÃES FRANCO, HAMILTON FRANCO FILHO, LAÍS PRUDENTE DE ANDRADE, JÚVERSON ALVES TERRA JÚNIOR, MAXWEL CAPSY BOGA RIBEIRO, VITÓRIA CAROLINA SANTOS BESSA, TAÍS RODRIGUES BARROS