Dados do Trabalho


TÍTULO

TUMOR MANEC DE COLON: RELATO DE UM CASO RARO

INTRODUÇÃO

O carcinoma neuroendócrino misto (MANEC) é um tipo raro de tumor do trato gastrointestinal. Pouco descrito, trata-se de uma situação clínica facilmente confundida com adenocarcinomas isolados, necessitando de um olhar mais acurado para o diagnóstico. Relatamos o caso de uma paciente diagnosticada com tumor MANEC e o seu manejo.

RELATO DE CASO

J.R, feminino, 89 anos, encaminhada à coloproctologia com dor em fossa ilíaca esquerda e suspeita de neoplasia intestinal sub-oclusiva, identificada em tomografia computadorizada. Realizada colonoscopia completa com identificação de lesão estenosante e endurecida em ângulo hepático, ocupando 80% da circunferência e 70% da luz, com a realização de biópsias e tatuagens distais com nanquim. Submetida à hemicolectomia direita videolaparoscópica com princípios oncológicos em caráter de urgência. O histopatológico confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma infiltrante metastático para linfonodos de tecidos pericólicos (3/13) - pT4bpN1b. Tumor G2, invadindo cápsula de fragmento hepático, com margens proximal e distal livres de neoplasia e margem radial comprometida focalmente, ILV+, IPN+. Antígeno carcinoembriogênico (CEA) inicial de 3,8. Encaminhada a oncologia clínica. Optado por conduta expectante, sem adjuvância. Paciente adiou as consultas de seguimento devido à pandemia, retornando no sexto mês, com CEA de 9,7. Realizado PET-CT, que revelou lesão parietal hipermetabólica ao nível da anastomose, com suspeita de recidiva local, linfonodopatias abdominais e lesão hepática consistente com neoplasia secundária. Colonoscopia com presença de lesão ulcerada de bordas elevadas em cólon transverso proximal, próximo à anastomose. Realizadas biópsias que identificaram tumor neuroendócrino. Marcadores imuno-histoquímicos positivos. Solicitado revisão de lâmina da primeira peça cirúrgica, sendo então emitido novo laudo de carcinoma adenoneuroendócrino misto, com componente adenocarcinoma grau 2 e o neuroendócrino grau 3. Após elucidação diagnóstica, oncologista e paciente optaram por adjuvância.

DISCUSSÃO

O tumor gastrointestinal do tipo MANEC é heterogêneo, composto por diferenciação adenocarcinomatosa e neuroendócrina, havendo poucos relatos da malignidade localizada no cólon. Por definição, cada tipo histológico deve compor pelo menos 30% do tumor. A imuno-histoquimica também é utilizada, sendo necessário que pelo menos 2 de 3 marcadores neuroendócrinos, cromogranina A (CgA), synaptophysin (Syn) e CD56, estejam positivos para confirmar a diferenciação neuroendócrina. Por ser de rápida progressão, normalmente é diagnosticado em estágios mais avançados, comprometendo a sobrevida. O tratamento preconizado é o cirúrgico, com ressecção completa (R0) da lesão primária e metástases, quando possível. A quimioterapia adjuvante constitui uma etapa importante, que aumenta a sobrevida. Estudos de casos já relatados no mundo são imprescindíveis para que se formulem melhores estratégias de identificação, diagnósticos diferenciais e manejo adequado do tumor.

PALAVRAS CHAVE

Câncer colorretal, Carcinoma, Relatos de Casos, Neoplasias

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

ANA LUIZA PARENTE CAVALCANTI, DANILO JOSÉ MUNHOZ DA SILVA, ALINE NUNES AMARO, CAROLINA BARBOSA CARVALHO DO CARMO, BRENDA PIRES GUMZ, HEINRICH BENDER KOHNERT SEIDLER