Dados do Trabalho


TÍTULO

DISBIOSE INTESTINAL EM MODELO EXPERIMENTAL DE RETOCOLITE ULCERATIVA

OBJETIVO

A doença inflamatória intestinal (DII) representa um grupo de afecções com episódios de surtos e remissões que engloba a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa (RCU). A RCU ainda não apresenta etiologia completamente conhecida, é multifatorial e sua patogênese é resultado da interação entre diversos fatores. Dentre eles, a microbiota bacteriana colônica vem se destacando nos últimos anos. Pacientes com DII apresentam disbiose, ou seja, desequilíbrio da microbiota habitual. Entretanto, as evidências acerca do tema continuam inconclusivas. Objetiva-se, por meio de modelo animal, confirmar a alteração na microbiota intestinal na RCU.

MÉTODO

Foram utilizados 21 camundongos Balb/C divididos em 3 grupos. O grupo RCU recebeu administração de ácido acético 6% (0,02 mL) via enema durante 6 semanas (n= 8). O grupo Naive não recebeu qualquer substância (n=5). O grupo Sham Enema recebeu enema de soro fisiológico (0,02 mL) por 6 semanas (n=8). As fezes dos animais foram colhidas e armazenadas em RNAlater na primeira semana, antes da indução da colite e, na sexta semana de indução, quando os animais foram eutanasiados e colhido material para análise histopatológica. O DNA das fezes foi extraído e submetido à qPCR, para quantificação de bactérias totais. Foram avaliados parâmetros clínicos ao longo das semanas de indução da colite, como perda de peso, consistência das fezes e presença de sangramento para compor o índice de atividade inflamatória (IAI) da colite.

RESULTADOS

A análise histológica confirmou a presença de colite com aumento de resposta inflamatória e infiltrado inflamatório na mucosa. Na sexta semana de indução houve aumento do IAI quando comparado a sexta semana no grupo colite. Foi observada uma diferença significativa entre a quantidade de bactérias totais entre os animais colite quando comparado aos grupos sem colite, com redução significativa das bactérias totais, sugerindo uma condição disbiótica .

CONCLUSÕES

O processo de indução de colite no modelo animal de RCU promove uma redução significativa das bactérias totais da microbiota intestinal.

PALAVRAS CHAVE

Microbiota, Colite Ulcerativa, Modelos Animais, Disbiose

Área

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS DO INTESTINO

Instituições

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA JULIA PEREIRA FERREIRA, JÉSSICA KAORU YAMAMOTO PALMA, LUÍSA FORTI BUENO, LEONARDO FRANCISCO MACIEL, LÍVIA MARIA FERREIRA DA SILVA, RAFAEL FUMACHI BREDARIOL, RAQUEL GIRARDELLO, DENISE GONÇALVES PRIOLLI