Dados do Trabalho


TÍTULO

INSUFICIENCIA RENAL AGUDA SECUNDARIA A FECALOMA

INTRODUÇÃO

A constipação intestinal crônica é uma afecção comum em idosos. Possui etiologia multifatorial, podendo estar relacionada a doenças metabólicas, endócrinas, neurológicas, distúrbios morfofuncionais ou efeito colateral medicamentoso. Fecaloma trata-se de um estágio severo de constipação, devido a evacuação incompleta por tempo prolongado. Se apresenta como dor e distensão abdominal, tenesmo, obstrução intestinal parcial ou total, além de sintomas compressivos por efeito de massa. Raramente, pode ocasionar insuficiência renal aguda por obstrução extrínseca dos ureteres. Até o momento são raros os relatos de insuficiência pós-renal causada por um grande fecaloma no Brasil. O objetivo do relato é contribuir para tal literatura com um caso incomum e importante à prática médica.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, idosa, é atendida em pronto atendimento com história de oligúria progressiva, disúria, dor abdominal e urina concentrada há 1 semana. Associado ao quadro queixava de astenia e inapetência. Hábito intestinal constipado, com fezes ressecadas sendo última evacuação há 10 dias. Ao exame físico abdominal, palpava-se massa em mesogástrio até flanco esquerdo, de consistência endurecida e presença do sinal de Gersuny. Ao toque retal presença de massa de consistência pétrea. Em exames laboratoriais foi evidenciado elevação importante das escórias nitrogenadas.Procedida investigação com ultrassonografia abdominal que demonstrava imagem ecogênica com forte sombra acústica posterior localizada no mesogástrio, hipogástrio e flanco esquerdo, deslocando a bexiga urinária para a direita, associado a hidronefrose bilateral. Em complementação propedêutica foi solicitada tomografia computadorizada de abdome com mega-sigmoide com volumoso fecaloma e dilatação do sistema coletor renal bilateral, mais evidente à direita, provavelmente secundário à compressão dos meatos ureterais pelo fecaloma. Submetida a tratamento clínico com hidratação, fleet enema de horário associada a fratura digital do fecaloma havendo melhora completa da função renal. Paciente recebeu alta com melhora clínica.

DISCUSSÃO

O caso relatado mostra uma complicação de fecaloma incomum e, segundo a revisão literária, pouco relatada no Brasil. Para tal, é necessário que o fecaloma seja de grande volume capaz de causar obstrução por compressão de ureteres bilateralmente. Para confirmação é necessário exames laboratoriais que evidenciem insuficiência renal, além de exame de imagem demonstrando a constrição. O tratamento consiste no esvaziamento do fecaloma aliviando assim a compressão e permitindo retorno do funcionamento renal, com melhora clínica e laboratorial completas. Esse relato de caso reforça a importância da suspeita clínica desta patologia, sobretudo em pacientes idosos, em que a manifestação de constipação crônica é mais comum.

PALAVRAS CHAVE

FECALOMA, CONSTIPAÇÃO, INSUFICIÊNCIA RENAL

Área

CONSTIPAÇÃO E DOENÇAS DO ASSOALHO PÉLVICO

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - Minas Gerais - Brasil

Autores

AMANDA KAROLYNE BATISTA FERREIRA, ANDRE GUIZELINI FERREIRA SILVA, FERNANDA DE PAULA GUARDIEIRO, HENRIQUE AMORIM SANTOS, LUIS PEDRO CARVALHO VILELA VALVERDE, ELCIO CARDOSO