Dados do Trabalho


TÍTULO

REPARO DE HERNIA SACROCOCIGEA USANDO TELA ABSORVIVEL E RETALHO V-Y BILATERAL: UMA DESCRIÇAO TECNICA.

INTRODUÇÃO

As hérnias sacrococcígeas são raras e consistem na protusão de estruturas pélvicas por um defeito na região sacrococcígea após ressecções sacrais distais e/ou coccígeas. Coccidínea refratária, trauma sacrococígeo e tumores benignos ou malignos são indicações para este procedimento que carece de um padrão-ouro a ser seguido. O objetivo deste relato de caso é descrever os aspectos técnicos de uma herniorrafia sacrococcígea bem sucedida com uso de tela biológica e retalho bilateral V-Y.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 39 anos, com histórico de coccigectomia após trauma local, seguida de ressecção parcial de S-5 por dor refratária. Evolui com abaulamento redutível de 6 cm na região sacrococcíga, associado a dor e prejuízo na qualidade de vida. A Ressonância Nuclear Magnética (RNM) pré-operatória demonstrou um defeito na região sacrococcígea com herniação do mesorreto e da parede posterior do reto.
Diante disso, foi submetido a herniorrafia sob raquianestesia, em posição de canivete, com demarcação na pele dos retalhos V-Y bilaterais e posterior incisão elíptica. Realizada dissecção dos planos até o nível do defeito herniário, limitado pelo remanescente de S-5 superiormente e pelo esfíncter anal externo inferiormente. Em seguida, realizada dissecção dos bordos internos do anel herniário, acomodação da tela 15 x 15 cm, biológica, absorvível e monofilamentar na posição subaponeurótica e fixação nos planos musculares e periósteo com pontos separados de polipropileno 2-0. Após drenagem por sucção, foram realizadas incisões para o retalho subcutâneo V-Y bilateralmente até os bordos dos músculos glúteo máximo e posterior avanço medial com cobertura completa da incisão. Ao final, realizada síntese da pele com pontos separados de nylon 3-0, sem tensão.
A RNM após 6 meses de pós operatório evidenciou total fechamento do defeito na região sacrococcígea, sem recidiva da hérnia. Paciente está em seguimento ambulatorial sem sinais de recorrência ou queixas de dor refratária.

DISCUSSÃO

As hérnias sacrococcígeas são um importante desafio para o coloproctologista, uma vez que não há uma técnica padrão-ouro para sua correção. Diferentes acessos e técnicas de reparo podem ser realizados, bem como uso de telas sintéticas absorvíveis no interior do defeito pélvico, como no nosso caso.
Diante da fibrose da pele após dois procedimentos cirúrgicos prévios, foi realizada uma ressecção elíptica do tecido cicatricial e posterior reconstrução com retalho sem tensão. Esta técnica de reconstrução é similar às demais já descritas para correção dos defeitos na pelve após ressecções abdominoperineais do reto.
Apesar de raras, as hérnias sacrococcígeas resultam em prejuízo importante da qualidade de vida dos pacientes. O uso de telas absorvíveis subaponeuróticas representam um opção simples com bons resultados a longo prazo. Os retalhos bilaterais subcutâneos V-Y proporcionam um fechamento adequado da pele, sem tensão, sendo uma excelente alternativa em casos de grandes defeitos herniários.

PALAVRAS CHAVE

hérnias; região sacrococcígea, implantes absorvíveis e retalhos cirúrgicos

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Universitário Cajuru - Paraná - Brasil

Autores

LETICIA RODRIGUES DE SOUZA, JOÃO AUGUSTO DOS REIS GUERRA, ROBERTA KRAUSE ROMERO, RENATO VISMARA ROPELATO, ERON FABIO MIRANDA, PAULO GUSTAVO KOTZE