Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO FUNCIONAL DE PACIENTES COM ENDOMETRIOSE PROFUNDA

OBJETIVO

Demonstrar os resultados da avaliação funcional de pacientes portadoras de endometriose intestinal profunda (EIP) E realizada a partir dos exames de manometria anorretal e ultrassonografia anorretal tridimensional (US3D) em um centro especializado.

MÉTODO

Estudo coorte retrospectivo de 118 pacientes diagnosticadas com EIP que foram encaminhadas para avaliação pela cirurgia colorretal com suspeita de endometriose intestinal. As pacientes foram divididas em dois grupos de acordo com o grau de infiltração das lesões nas paredes do reto.

RESULTADOS

Todas as pacientes apresentavam um ou mais sintomas clínicos de EIP, entretanto aquelas com foco de endometriose na musculatura própria do reto, apresentam mais queixas. À análise do exame de US3D, observou-se que a média de altura das lesões no reto foi de 4,6 (0-6) cm e 4,8 (2-6,5) cm e a média de tamanho das lesões foi de 1,9 (0-3,9) cm e 2,4 cm (4,5 – 1) no grupo I e II respectivamente. Ao analisar os resultados manométricos, tem-se que no grupo I, a média de pressão de repouso foi de 53,6 (25 – 82) mmHg e a média da pressão de contração 76,7 (164,9 - 22) mmHg. Vinte e seis pacientes do grupo I (63,4%) apresentaram anismus ao exame manométrico. No grupo II, a média de pressão de repouso foi de 50,6 (98,3 – 22,9) mmHg e a média da pressão de contração foi 90 (13,9 – 252,7) mmHg. 35 pacientes do grupo II (45,4%) apresentaram anismus ao exame manométrico.

CONCLUSÕES

Pacientes com focos de endometriose que invadem a camada muscular do reto apresentam mais sintomas e maior incidência de anismus ao exame manométrico. Ainda, as médias de pressões manométricas normais, independente do grau de infiltração, demonstram que a EIP por sí só não é causadora de disfunções anorretais, entretanto a presença de sintomas clínicos sem tratamento adequado a longo prazo, contribui para tal disfunção.

PALAVRAS CHAVE

Coloproctologia, Endometriose intestinal, Endometrio profunda, Manometria anorretal, Ultrassonografia anorretal 3D

Área

ENDOMETRIOSE

Instituições

Gastroclínica Cascavel - Paraná - Brasil

Autores

DORYANE MARIA DOS REIS LIMA, GUSTAVO KURACHI, LETÍCIA RAHAL CARDOSO BARUCCI, NAMIR CAVALLI, UNIVALDO ETSUO SAGAE