Dados do Trabalho
TÍTILO
VANTAGENS DA CIRURGIA ROBOTICA NO CONTROLE DO SANGRAMENTO PELVICO E NA LINFADENECTOMIA LATERAL PELVICA
INTRODUÇÃO
A cirurgia robótica tem adicionado várias vantagens para a cirurgia minimamente invasiva colorretal. Este vídeo demonstra uma retossigmoidectomia com excisão total do mesorreto e linfadenectomia lateral pélvica direita para o tratamento curativo do câncer de reto. Neste vídeo demonstramos as vantagens principalmente em duas situações intra-operatórias do uso da plataforma robótica DaVinci Xi. Uma durante um sangramento pélvico com a necessidade de endossutura e outra e na dissecção e realização da linfadenectomia lateral pélvica.
RELATO DE CASO
Paciente M.M.O. 78 anos, masculino com diagnóstico de adenocarcinoma de reto baixo cT2N0M0 com linfonodos laterais pélvicos à direita suspeitos para acometimento neoplásico, realizou retossigmoidectomia com excisão total do mesorreto e linfadenectomia lateral pélvica direita seletiva com colostomia terminal por via robótica com a plataforma DaVinci Xi, sem intercorrências. Evoluiu com suspeita de linfocele sem confirmação, porém com resolução espontânea com uso do dreno abdominal por tempo mais prolongado. Anatomopatológico evidencia: pT2 pN0 ( 0/29 linfonodos) e 00/07 linfonodos ressecados na linfadenectomia lateral pélvica direita. Evolui bem e sem evidência de doença.
DISCUSSÃO
Como demonstrado no vídeo as vantagens da sutura robótica com movimentos de rotação e articulação facilitaram a realização do controle hemostático do sangramento da artéria retal média na parede lateral direita onde a laparoscopia costuma ser de acesso mais difícil. Além disso as as vantagens de visão 3D, movimento, ergonomia e possibilidade de desenhar na tela do console permitiram a realização da linfadenectomia lateral pélvica com mais precisão, facilidade e conforto. Visto isso, a literatura tem demonstrado que a cirurgia minimamente invasiva para a linfadenectomia lateral pélvica oferece menor morbidade e mais vantagens comparado à cirurgia aberta e a plataforma robótica monstra uma tendência de oferecer resultados ainda melhores, com menor complicações como menor sangramento e disfunções urogenitais.
PALAVRAS CHAVE
Robótica, DaVinci Xi, Cancer colorretal, Linfadenectomia lateral pélvica
Área
CÂNCER COLORRETAL
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
RAFAEL VAZ PANDINI, VICTOR EDMOND SEID, LUCAS SOARES GERBASI, FRANCISCO TUSTUMI, MARLENY NOVAES FIGUEIREDO, RAFAELA NOVO, MARÍLIA MARCELINO, SERGIO EDUARDO ALONSO ARAUJO