Dados do Trabalho


TÍTULO

RARO CASO DE CISTO TRIQUILEMAL PROLIFERANTE EM REGIAO PERIANAL

INTRODUÇÃO

Cisto triquilemal proliferante (CTP) é um tipo de neoplasia benigna rara, originada do istmo folicular, e localizada em mais de 90% dos casos no couro cabeludo. Possui potencial de transformação maligna e, por vezes, metastático. Não há etiopatogênese definida e somente um relato de caso deste tumor na região perianal foi descrito na literatura.

RELATO DE CASO

Paciente, masculino, 47 anos, vem ao ambulatório com queixa de tumoração perianal à esquerda, com crescimento progressivo há cerca de 2 anos. Relata saída esporádica de secreção purulenta.
Nega comorbidades ou história pregressa relevante para a investigação.
Ao exame, havia tumoração fibroelástica, móvel, medindo cerca de 12 cm em seu maior eixo, localizada em região perianal, estendendo-se para o glúteo esquerdo. Toque retal e anuscopia sem alterações.
Foi submetido a exérese cirúrgica da lesão localizada em glúteo esquerdo, sob raquianestesia e decúbito ventral. Ainda não existia o diagnóstico histológico da lesão, que no intraoperatório demonstrou ser de aspecto sólido-cístico. Foi realizada a ressecção da lesão com margens macroscópicas livres.
O laudo histopatológico mostrou se tratar de um cisto triquilemal proliferante, com margens de ressecção livres.
No pós-operatório, o paciente apresentou boa evolução, sem recidiva até o momento deste relato de caso (11 meses). Segue assintomático e em acompanhamento no ambulatório de Coloproctologia.

DISCUSSÃO

CTP é uma neoplasia benigna incomum que surge do istmo folicular, cuja característica histológica é a presença de ceratinização triquilemal. Apresenta-se usualmente como um nódulo solitário no couro cabeludo de mulheres idosas.
Sua etiopatogenia ainda não é bem definida e, não há muitos relatos na literatura do acometimento que não seja do couro cabeludo (representa mais de 90% dos casos). Alguns casos sugerem relação com história prévia de trauma ou inflamação do folículo piloso.
Descrita primeiramente por Wilson-Jones, em 1966, CTP pode sofrer transformação maligna para carcinoma epidermóide e até mesmo evoluir com metástases.
O tratamento padrão é a ressecção com margens de segurança. Alguns autores sugerem que adotar uma margem de 1cm reduz o risco de recidiva, porém, não há consenso.

PALAVRAS CHAVE

CISTO TRIQUILEMAL; PERIANAL;

Área

DOENÇAS ORIFICIAIS

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITARIO PEDRO ERNESTO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DAVID CUNHA HAIUT, LUISA REZENDE CECILIO FARES, FLAVIA APELBAUM, DEBORA ALVES DOMINGUES PEREIRA, LIVIA CISNE KOENOW, PATRICK DARGAINS MEDRADO, PAULO CESAR CASTRO JUNIOR, FRANCISCO LOPES PAULO