Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: LINFOMA DE VALVULA ILEO-CECAL

INTRODUÇÃO

Os linfomas primários são resultado de alterações neoplásicas nos sistemas reticuloendotelial e linfático, responsáveis por 1 a 4% das neoplasias do trato gastrointestinal e é o quarto tumor que mais acomete o intestino grosso, representa 0,5% das neoplasias colônicas. Este trabalho expõe um caso ímpar de linfoma de válvula íleo-cecal, com dor abdominal intermitente por intussuscepção e de difícil diagnóstico, definido apenas pela imunohistoquímica.

RELATO DE CASO

I.C.T, 42 anos, masculino, com histórico de SII há 25 anos, apresentou-se à UPA com dor abdominal difusa, de forte intensidade, intermitente com intervalos semanais e quadros de suboclusão intestinal sem complemento de mais sintomas. No exame físico não apresentava massa palpável ou adenopatia. Os exames laboratoriais foram normais, exceto presença sangue oculto. Tentou-se uma colonoscopia, sem êxito devido a dor optou-se pela colonografia que expôs formação polipóide ao nível da válvula íleo-cecal medindo 5cm de aspecto inespecífico, podendo estar relacionada com válvula íleo-cecal de aspecto papilar ou pólipo verdadeiro. Com a melhora clínica, foi feita a colonoscopia cuja biópsia revelou lesão de válvula íleo-cecal de aspecto arredondado com superfície lisa, friável e áreas superficiais de necrose, mostrando compatibilidade com os achados da colonografia. O paciente foi submetido à hemicolectomia direita, tendo como achado no inventário de cavidade massa tumoral em região ileocecal e uma intussuscepção do íleo que justifica os quadros intermitentes da dor abdominal. O anátomo patológico caracterizou uma neoplasia maligna pouco diferenciada na válvula íleo-cecal, medida no maior eixo 5,5cm x 5,3cm, invasão do tecido adiposo peri-cólico com padrão de crescimento difuso, 31 linfonodos de padrão hipertrófico e reacional (0/31) e margens cirúrgicas livres de neoplasia. O histopatológico mostrou neoplasia benigna pouco diferenciada com a possibilidade de tratar-se de um linfoma, foi recomendado o exame imunohistoquímico que concluiu linfoma difuso de grandes células B do tipo centro germinativo. Dado o resultado, o paciente foi direcionado para a quimioterapia com esquema CHOP. Atualmente permanece com quadro de cólon irritável e diarreia crônica.

DISCUSSÃO

Raros são os artigos sobre linfomas na válvula íleo-cecal. Observa-se uma ocorrência maior de linfomas de íleo associados à imunossupressão (HIV) e a linfomas não-Hodgkin, devendo ser diagnóstico de exclusão. O subtipo histológico mais comum é o linfoma difuso de grandes células B e o prognóstico é relacionado com o estágio da doença e não com o tipo celular. Por mais que existam protocolos de diagnóstico, alguns pacientes têm o diagnóstico definitivo demorado e difícil, mostrando achados inconclusivos em muitos exames. Neste caso foi determinado apenas por meio da imunohistoquímica. Ainda que raro, o linfoma de cólon é digno de atenção pois é mais agressivo que o tumor de cólon e o prognóstico depende do diagnóstico nos estágios precoces.

PALAVRAS CHAVE

Neoplasia, cólon, linfoma primário

Área

CÂNCER COLORRETAL

Instituições

UNOCHAPECÓ - Santa Catarina - Brasil

Autores

ANNELISE PIOLA CASARIN, BRUNA MALISKA HAACK, CESAR AUGUSTO SEIDLER JUNIOR, LUIS CARLOS FARRET, MATHEUS VINICIOS DA ROSA